Para algumas pessoas pode parecer triste a rotina de chegar em casa e não ter com quem conversar, jantar sozinho, dormir e acordar sem a presença de alguém. Mas a condição dessas pessoas que vivem sózinhas, que até um tempo atrás eram tidas como solitárias, virou um estilo de vida que é tendência mundial.
Cada vez mais, homens e mulheres preferem morar sozinhos, o que passou a ser mais comum há mais ou menos duas décadas. Antes, eram mais os idosos ou viúvos. Atualmente, o perfil desse morador mudou, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a frequência de jovens independentes que partem para uma vida solo é maior, não sendo necessariamente uma condição definitiva.
No Brasil, o número de indivíduos que decidem morar sozinhos aumenta a cada ano, segundo pesquisa SIS (Síntese de Indicadores Sociais). A maioria desses “solitários” ainda é de pessoas mais velhas, com mais de 50 anos. De acordo com o levantamento, o número de pessoas que vivem só – a que o IBGE chama de “arranjos unipessoais” – cresceu 35%, passando de 10% da população em 2004 para 13,5% em 2013. “O crescimento da proporção de arranjos unipessoais reflete as transformações no padrão demográfico nacional, onde se destaca o envelhecimento da população, oriundo da queda das taxas de fecundidade e elevação da esperança de vida”, observam os técnicos do instituto sobre a pesquisa.
Os jovens entre 20 e 39 anos, entretanto, vem ganhando espaço nessa estatística. “O ato de morar sozinho, que outrora evocava debates sobre solidão, começa a ser associado a melhores condições de vida”, analisa a socióloga Ana Lúcia Sabóia, do IBGE.
A psicóloga Henriette Morato defende que devido à circunstância de termos que nos relacionar com várias pessoas durante o dia, precisamos de um tempo para reavaliações, e o momento de solidão passa a ser um mecanismo de defesa da pessoa, ajudando-a a não se sentir sufocada diante de tanta influência externa. “Desde que acordamos, nos relacionamos com muita gente por obrigação, seja no elevador do prédio, seja na academia, no trabalho ou na faculdade”, diz. “São todos contatos muito fluidos, que exigem de nós um tempo para digeri-los e assimilá-los até mesmo para nos reconhecer como indivíduos ou cidadãos.”
Sabendo que a rotina de quem morar sozinho não é fácil e que ajustar a vida corrida do dia a dia com uma a uma dieta balanceada é tarefa árdua, O No Pátio separou seta deliciosas receitas rápidas para te ajudar a não precisar recorrer para lanches da esquina, fast food ou congelados na hora que a fome bater. Vamos conferir?
MACARRÃO SUPER-RÁPIDO AO FORNO
Ingredientes
500g de massa curta cozida al dente
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 lata de molho de tomate
200g de Catupiry
1 lata de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
300g de mussarela cortada em pequenos cubos
300g de presunto cortado em pequenos cubos
Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Junte o molho de tomate, o Catupiry e o creme de leite. Tempere com o sal e a pimenta. Deixe no fogo brando até o Catupiry derreter. Desligue o fogo, misture a mussarela e o presunto. Em um refratário, coloque o macarrão, despeje o molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 20 minutos. Sirva em seguida.
Ingredientes:
3 ovos inteiros
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (café) de maisena
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho fatiados
1 colher (sobremesa) de cheiros verdes
1 colher (chá) de água
Modo de preparo:
Em um refratário redondo e raso coloque o azeite e o alho e leve ao microondas por 2 minutos na potência alta. Retire do forno e misture muito bem aos outros ingredientes. Volte ao microondas por 2 a 4 minutos na potência alta. Se tiver e quiser, junte brócolis cozidos. Em um refratário redondo e raso coloque o azeite e o alho e leve ao microondas por 2 minutos na potência alta. Retire do forno e misture muito bem aos outros ingredientes.
Volte ao microondas por 2 a 4 minutos na potência alta. Se tiver e quiser, junte brócolis cozidos. No fogão doure o alho no azeite e junte os outros ingredientes previamente misturados em prato fundo. Ponha na frigideira em fogo médio.
Ingredientes
4 fatias de pão de forma branco
2 fatias de queijo tipo gruyère
4 fatias de presunto
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de molho branco béchamel
6 colheres (sopa) de queijo ralado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
1 Sal e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Faça o molho: ponha 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela e leve ao fogo para derreter. Junte a farinha de trigo e doure-a.3. Coloque o leite e mexa vigorosamente. Cozinhe até engrossar e junte 4 colheres (sopa) de queijo ralado. Tempere com o sal e a noz-moscada e reserve.
Unte com o restante da manteiga um dos lados das fatias de pão. Monte 2 sanduíches com 1 fatia de queijo e 2 de presunto cada um. Espalhe o molho branco béchamel por cima do sanduíche e polvilhe o restante do queijo. Leve ao forno médio preaquecido para gratinar. Sirva a seguir.
Ingredientes
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite natural
1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (chá) rasa de sal
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
Recheio:
200 g de carne moída na hora
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho socado
1 cebola média picada
1 tomate picado sem sementes
1 alho-poró cortado fino
1 colher (sopa) de molho de tomate
sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
Modo de preparo:
Em uma batedeira, bata os ovos. Junte os demais ingredientes e bata mais. Deixe descansar por 30 minutos. Em uma frigideira antiaderente untada frite as panquecas. RECHEIO: Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo. Mexa com uma colher de pau de vez em quando para não grudar. Para montar, faça pilhas de panquecas alternando com o recheio. Finalize com um pouco de recheio e sirva o prato em seguida.
Ingredientes:
1 kg de filé de frango sem gordura
1 kg de tomate
3 cebolas picadas
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de cogumelos
2 copos de iogurte natural desnatado
sal e molho inglês a gosto
Modo de preparo:
Retire as sementes dos tomates e ponha-os no liquidificador com uma cebola. Bata bem. Despeje em uma panela, tempere com o sal e ferva até apurar. Reserve. Corte o frango em tiras e doure-o no azeite. Junte o alho, a cebola restante e o sal e refogue mais. Ponha o molho inglês, os cogumelos, o tomate reservado e ferva. Mexa e adicione o iogurte. Aqueça sem ferver e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco e batata palha.
Ingredientes:
2 caixas de gelatina de maracujá Dr. Oetker
2 xícaras de água quente
1/2 xícara de suco de maracujá
2 xícaras de leite de vaca
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo:
Prepare a gelatina com a água quente Depois é só bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar numa travessa para gelar.
Ingredientes:
1 lata de creme de leite
1 xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de margarina
3 ovos inteiros
Chocolate granulado para enfeitar
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até dobrar de volume. Coloque em uma forma anel untada e leve ao microondas na potência 10 de 7 a 8 minutos enfeite com chocolate granulado e bom apetite
Agora você não tem mais desculpa para repetir sempre o mesmo prato! Conta pra gente: Quais das receitas você aprovou?
Fotos: Reprodução.