Lembram quando contamos, em abril, que a França havia acabado de aprovar uma nova lei que proibia a magreza excessiva das modelos, penalizando as agências que contratassem moças abaixo do peso ideal (estipulado)? O intuito era combater a anorexia, que vem apresentando índices assustadores por lá. Pois contrariando as medidas governamentais, a marca francesa Saint Laurent preparou uma campanha cuja protagonista se apresenta nas condições previamente condenadas. Trata-se da modelo Kiki Willems, representada pela IMG Models que gerencia modelos como Gisele Bündchen e Kate Moss. A campanha é a de Primavera-Verão 2015 cujas fotos foram realizadas pelo fotógrafo da grife, Hedi Slimane. Nas fotos, Kiki aparece extremamente magra, com as pernas finíssimas, além dos quadris e as costelas proeminentes, o que denuncia um estado frágil de saúde.
A campanha foi proibida no Reino Unido pela ASA – Advertising Standards Authority, que é o órgão que regula os anúncios publicitários transmitidos no país. A publicidade apareceu na revista Elle. Segundo o jornal local The Guardian, o aspecto muito magro da modelo desagradou aos leitores, o que resultou na retirada do anúncio na revista.
A avaliação do órgão, que admitiu que a aparência de Willems podia ter se acentuado pela edição da foto, caracterizou o anúncio como “irresponsável” e afirmou que a modelo estava visivelmente abaixo do peso. Até então, nem a grife Saint Laurent nem a revista Elle se pronunciaram sobre o assunto.
Anteriormente, a SL já havia sido cobrada por uma postura mais firme em relação à saúde das modelos que eram apresentadas em suas campanhas. Uma petição foi organizada em prol dessa razão e a marca de 50 mil assinaturas foi alcançada, embora, aparentemente, os efeitos ainda não sejam visíveis.
A ABC – Anorexia and Bulimia Care – uma associação britânica que trabalha no combate desses transtornos alimentares há 25 anos – celebrou a decisão da ASA e declarou que campanhas como esta também são responsáveis pela disseminação dessas doenças.
E então, leitores? Vocês aprovam a decisão da ASA, da Saint Laurent banida em UK? Acharam que a modelo está realmente abaixo do peso? Comentem!
Fotos: Hedi Slimane/Reprodução