Se você já se emocionou ao ver cenas de generosidade entre pessoas próximas ou mesmo na TV, saiba que essa sensação tem um nome: elevação moral. Um novo estudo publicado na plataforma Biological Psychiatry, descobriu que, à medida que a bondade humana é percebida por outras pessoas, elas sentem o desejo de comportarem-se também de forma mais caridosa perante o próximo. Esta sensibilidade explica-se pelo fato de que a bondade é contagiosa.
Os estudiosos apontam que isso pode trazer muitos benefícios, pois já havia sido constatado anteriormente que a elevação moral pode tornar as pessoas mais otimistas, com o desejo de serem melhores e de agir de forma mais benevolente.
Para entender as reações do nosso organismo em um momento de elevação moral, os pesquisadores observaram 104 estudantes universitários. Enquanto alguns deles assistiam a vídeos com cenas de bondade ou atos de compaixão, outros viam situações cotidianas engraçadas.
Durante o experimento, foram medidos os batimentos cardíacos e verificada a atividade do córtex pré-frontal (responsável pela atenção e associada ao processo cognitivo), assim como também foi medida a arritmia sinusal, um indicador da atividade no sistema nervoso parassimpático.
Os resultados divulgados mostraram que os participantes que assistiram aos vídeos com imagens de bondade tiveram, durante as cenas mais emocionantes, reações nas duas áreas do cérebro mencionadas acima. Já os estudantes que assistiram àqueles simplesmente divertidos não demonstraram nenhuma ativação nessas áreas.
Uma das autoras do estudo, Sarina Saturn, pesquisadora da Oregon State University, ficou surpresa com essa ativação dupla ocasionada pela sensação de elevação moral e comentou que os resultados só passaram a fazer sentido depois que foram analisados outros estudos. “Isso realmente é um padrão incomum, no qual você vê os dois lados do sistema nervoso recrutados para agir em uma única emoção”.
A conclusão desta pesquisa é que o fenômeno chamado de elevação moral inspira a bondade e o bem estar, devido a uma combinação de sentimentos como excitação e vontade de proteger o próximo.
E você, já praticou a bondade hoje? O No Pátio quer saber!
Fotos: Reprodução