Campanha de vacinação contra a gripe chega ao fim no domingo

Acontece|Fortaleza

Essa dica é pra você que ainda não se vacinou contra a gripe e que não quer nem pensar em ficar de cama por causa da doença durante as festas juninas. Domingo é o último dia de vacinação contra a gripe em Fortaleza. A vacina, que protege contra três tipos de vírus, está disponível em todos os postos de saúde do município.

Apesar da grande incidência da doença, sobretudo nesta época do ano, a procura para a imunização contra o vírus foi bem abaixo do esperado. Em um mês de campanha, apenas 44% do público-alvo procurou um posto de saúde para se vacinar.

A vacina é recomendada para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres em período pós-parto, idosos a partir de 60 anos e profissionais da Saúde. Cerca de 400 mil pessoas deveriam ser imunizadas, segundo a meta da Secretaria Municipal de Saúde. O posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, é o único que abre para vacinação hoje e no fim de semana.

Até o início da tarde de ontem, 211.543 pessoas tinham sido imunizadas contra a gripe, o que gerou preocupação por parte do município, segundo Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS. “Acredito que a meta não será atingida até domingo. Por mais que seja feita a divulgação da campanha, muitas pessoas não se vacinam”, lamenta. “Os grupos optaram por se vacinar contra o sarampo e esqueceram da vacina contra a gripe”, comenta.

vacina_gripe2A coordenadora também cogitou que, devido ao baixo número de imunizações, a campanha poderá ser estendida por mais um tempo. “Caso a Secretaria Estadual da Saúde autorize, podemos estender a campanha para tentar atingir a meta”, afirma, declarando também que vacinação poderá ser ampliada para outros grupos.

E você? Já se vacinou? Então corra para um posto de saúde mais próximo e não deixe de tomar a vacina. Só assim você garante que a gripe não vai te pegar e que você vai poder curtir o São João com muita saúde e disposição.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter