Dança Percussiva em Fortaleza

Cultura|Cursos|Dança|Shows

Um embasamento teórico prático sobre dança percussiva, assim como movimentação do corpo em palco, marcará a oficina de Dança Percussiva em Fortaleza que a Caixa Cultural Fortaleza realiza no dia 13 de junho, às 16 horas, com inscrição gratuita. A atividade será ministrada por Steven Harper, que integra o espetáculo Saguibatu, em cartaz de 12 a 14 se apresenta na Caixa Cultural Fortaleza. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (08).
Pulos, palmas, bate pé, coxa, peito, boca, tempo, contratempo, quiálteras, polirritmia e bom humor são os elementos empregados para a criação de uma sinfonia sonora em movimento. Será 1h20 de aula, sem experiência previa necessária aos participantes, que terão a oportunidade de adquirir um básico entendimento sobre o gênero da percussão corporal. “O mais antigo instrumento de percussão é o corpo. A oficina é baseada no conceito que necessitamos apenas do nosso corpo para, dançando, tornar-se tambor”, explica Steven Harper.

Dança Percussiva em Fortaleza2

As inscrições para a oficina de Dança Percussiva em Fortaleza podem ser feitas a partir do dia 08 de junho (segunda-feira). Para se inscrever, basta enviar email para saguibatu@gmail.com com o nome completo e CPF. Não há pré-requisito para participar da oficina, devendo contudo que os participantes tenham idade a partir de 14 anos. A seleção será por ordem de chegada até o alcance de 20 vagas. O resultado será enviado por email pela produção no dia 10 de junho.

Norte-Americano, residente no Rio de Janeiro desde 1991, Steven Harper é um dos principais incentivadores da arte do sapateado no Brasil. Sapateador, coreógrafo, professor e produtor, ele abriu caminho para o sapateado em eventos de grande repercussão, como Festival de Jazz de Montreux, Suíça (2000), Festival Back 2 Black (2009, acompanhando a cantora Mart’nália), desfile de Carnaval do Rio de Janeiro (2011, coreografando um carro alegórico com 40 sapateadores), Rock in Rio (2011, palco Rock Street) e Rock in Rio-Lisboa (2012). Organiza o festival Tap in Rio junto com Adriana Salomão, que também integra o Saguibatu.

O espetáculo
Saguibatu é um espetáculo de música e dança protagonizado por três artistas norte-americanos e dois brasileiros, entre os quais, Steven Harper. O nome vem da junção da primeira sílaba de tudo o que se verá no palco: sapateado, guitarra, bateria e tuba.

Dança Percussiva em Fortaleza3

É uma formação inusitada que instiga diálogos inspirados e a exploração de sonoridades diferentes. Saguibatu é um retrato dos caminhos percorridos por Mark Lambert, Steven Harper, Adriana Salomão, Jimmy Duchowny e Pedro Aúne, andanças que os levaram a trilhar suas vidas em torno de diferentes culturas e sociedades.

Dois eixos geográficos norteiam o roteiro musical: Estados Unidos e Brasil. O público viajará pelos caminhos do jazz e blues, second line, de New Orleans, funk, avant guard, rhythm and blues, samba, choro, bossa nova e baião. Cada um desses estilos tem suas raízes na música africana, que serve de argamassa para uni-los.

Diversas modalidades de dança são exploradas no espetáculo, especialmente sapateado, dança contemporânea e percussão corporal. O sapateado é tanto dança quanto instrumento, sendo um complemento percussivo à música. Por vezes bebendo na fonte da melhor tradição do estilo jazz-tap, o sapateado traça também caminhos inovadores e contemporâneos, adotando contornos soul com Papa was a Rolling Stone (The Temptations) ou a ginga brasileira em Assanhado (Jacob do Bandolim).

Sobre o grupo: Saguibatu é formado por Mark Lambert (guitarrista, cantor, compositor e arranjador norte-americano, especializado em jazz, blues, pop, MPB e música clássica); Jimmy Duchowny (baterista californiano, radicado no Brasil há 25 anos); Pedro Aúne (tubista e contrabaixista carioca, bacharel em música pela Unirio e integrante da orquestra Fanfarrada); Steven Harper (sapateador, coreógrafo, professor e produtor); e Adriana Salomão (bailarina carioca com mais de 20 anos de experiência profissional, transita nas linguagens do jazz, dança contemporânea e sapateado).

Serviço:
Oficina: “Dança Percussiva” com Steven Harper
Data: 13 de junho
Horário: 16h às 17h20
Local: Caixa Cultural de Fortaleza
Orientadores: Steven Harper
Público Alvo: Público em geral, entusiastas e curiosos da dança
Faixa Etária: A partir de 14 anos
Vagas: 20 alunos
Inscrições: Gratuitas, através do e-mail saguibatu@gmail.com a partir do dia 08 de junho. O retorno será dado pela produção no dia 10 de junho.

Músical: Saguibatu
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 12 a 14 de junho – sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir de 11 de junho, das 10h às 20h
Informações: (85) 3453-2770

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter