É durante a infância que a personalidade da gente se constrói. É a fase da vida em que as descobertas e aprendizados estão mais presentes e o fascínio despertado pela natureza não deve ficar de fora.
Em 2009, a Children & Nature Network divulgou um documento com pesquisas realizadas em todo o mundo, no qual revela dados como a diminuição do tempo que as crianças costumam levar brincando fora de casa e o aumento do tempo em que elas se dedicam às mídias eletrônicas, como videogames e jogos online. Uma das pesquisas colocou o Brasil entre os três países onde as crianças costumam explorar a natureza com menos frequência. Aqui, elas passam cerca de cinco horas por dia na frente da TV ou do computador.
O estudo também apresentou os benefícios da interação das crianças com a natureza, proporcionando o desenvolvimento de sentimentos como o de liberdade e a oportunidade de brincarem com materiais não estruturados. “O contato da criança com a natureza faz com que ela desenvolva a ideia de que também pertence e está conectada a ela”, esclarece a educadora ambiental Rafaela Aparecida da Silva.
De acordo com a psicologia, essa é uma ótima forma de promover o desenvolvimento cognitivo e psicológico infantil, além do estímulo à criatividade e cooperação em grupo. Em alguns casos, não é necessário nem sair de casa, basta o quintal ou o jardim para a criança ir explorando a variedade de seres vivos que existe, como insetos, árvores e plantas. Praças e parques também são uma ótima forma de ensinar aos pequenos sobre biodiversidade e a importância do meio ambiente.
Há várias formas de aproximar a criança da natureza de forma descontraída e criativa. O No Pátio apresenta para vocês agora quatro sugestões para transformar essa experiência em um momento especial. Vamos conferir?
1- Cultive uma mini-horta ou plante uma árvore.
Com isso a criança entenderá o ciclo da natureza e como o ser humano depende dela.
2- Faça passeios em dias chuvosos.
Será uma divertida forma de ensinar o quanto as plantas e os animais dependem da chuva para sobreviver.
3- Estimule desenhos sobre o que foi visto na natureza.
Isso tornará a experiência mais agradável e ajudará a fixar na memória dela o que foi visto.
4- Crie brincadeiras e passeios pela natureza.
Assim, os pequenos ficarão mais atentos a todos os elementos que os rodeiam.
E aí? Curtiu as dicas? Vale a pena usá-las e investir um pouco do seu tempo para colocar os pequenos mais em contato com a natureza. Os benefícios são incontáveis!
Fotos: Reprodução.