Capacitar os jovens para o exercício pleno da cidadania através de fóruns. Esta é a ideia que será debatida pelos vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza. A intenção é de que se crie eventos, preliminarmente denominados Fóruns da Juventude pela Cidadania, para que a juventude comece a se conscientizar do seu papel junto à sociedade.
O vereador Eulógio Neto (PSC), autor do projeto, sugere que os fóruns sejam criados para preparar os jovens através de seminários, debates e palestras sobre temas variados.
Para ele, é preciso que se crie um canal de comunicação com os jovens da cidade, para que eles interajam e se informem através de seminários, palestras e debates de temas como educação, gravidez precoce, drogas, álcool, fumo, bullying, política, dentre outros assuntos considerados como fundamentais para a formação da cidadania dos jovens.
“A proposição é uma iniciativa que procura levar o jovem não apenas a assistir de forma passiva as palestras, mas também possibilita a participar ativamente dos fóruns debatendo, se integrando à própria organização dos eventos, bem como divulgando, perante os demais colegas, a realização dos mesmos e as decisões e propostas deles advindas”, disse.
De acordo com o vereador, os Fóruns da Juventude pela Cidadania desenvolverão atividades específicas de convívio social e entretenimento. A ação edeve contemplar jovens com idade entre 13 e 18 anos. A educação, efeitos das drogas, a sexologia e as doenças sexualmente transmissíveis (DST), bullying, ecologia, cultura, política e mercado de trabalho são temas que devem ser abordados rotineiramente nestes fóruns.
O projeto de indicação atualmente se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa e deve entrar em discussão entre os vereadores nos próximos dias.
E você: o que pensa sobre este tipo de fórum? É realmente importante para a formação da cidadania do jovem ou você acha que educação e formação de caráter cidadão devem ser dados apenas pelos pais e pela escola e que há coisas mais importantes para os vereadores se preocuparem? Um bom tema para refletir, não?
Fotos: reprodução