Você conhece alguma rua ou terreno que está cheio de lixo ou que, diariamente, recebe o despejo de detritos? Você sabia que é possível denunciar à Prefeitura este tipo de ação e cobrar dela a correta limpeza destes locais? E que, agora, o município vai intensificar ainda mais esta coleta? A gente vai te explicar direitinho isso tudo.
A Prefeitura de Fortaleza está acompanhando a limpeza urbana da cidade com uma nova frota de 30 motocicletas nas 25 Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs). O responsável por cada zona acompanha a remoção dos detritos, bem como a varreção, capinação e coleta domiciliar realizada pela Prefeitura. Este trabalho melhorou ainda mais agora, já que o município recebeu estes novos veículos para acompanhar de perto a questão.
Segundo o gerente da ZGL 4, que abrange o Centro da Cidade, Eduardo Azevedo, as novas motocicletas agilizaram e otimizaram o trabalho dos agentes. “As motos anteriores já estavam precárias. Agora, conseguimos ver tudo com facilidade”, disse. Além das motocilcetas, que fazem o itinerário diariamente, existe um aplicativo que permite ao fortalezense gerar solicitações, denunciar, elogiar e criticar a limpeza urbana e iluminação da cidade. “Aqui no Centro, o principal desafio é de pessoas que ainda colocam o lixo nos dias incorretos da coleta, gerando acúmulo indevido. Nosso trabalho é identificar, orientar e acionar a fiscalização para que as devidas providências sejam tomadas”, completou o gerente.
De acordo com o o articulador da Coordenadoria de Limpeza Urbana Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Waldemberg Lima, o aplicativo 156 já está em operação há seis meses e tem agilizado bastante este canal entre cidadão e Prefeitura. “Ele cria um canal de comunicação mais rápido entre a Prefeitura de Fortaleza e o cidadão para denúncias. Se, por exemplo, um grande gerador está depositando seus resíduos em área pública o cidadão pode fazer um registro fotográfico e denunciar para que Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) tome as medidas cabíveis para a autuação. Ao mesmo tempo, a pessoa também pode fazer uma denúncia em relação ao serviço, caso ele não tenha sido feito adequadamente”, afirmou.
Confira abaixo dicas de como utilizar o aplicativo 156 e faça a sua parte, denunciando pontos de acúmulo de lixo, para que tenhamos uma cidade ainda mais limpa e bem iluminada!
Central 156
Por telefone: discando 156
No site: acessando a página www.fortaleza.ce.gov.br/156
No celular: baixando o aplicativo Central 156 na página da Prefeitura ou no Google Play. Inicialmente apenas em celulares Android, mas estará disponível para IOS no final de agosto.
Como usar: para utilizar o serviço, o usuário deve se cadastrar (nome, sobrenome, email, CPF e País), selecionar a aba “abrir solicitação” (Iluminação ou Fiscal Cidadão), e selecionar a categoria desejada (Denúncia, Informação, Sugestão, Elogio).
Fotos: Reprodução