Reordenamento de barracas na Praia do Futuro está próximo

Acontece|Fortaleza

Barracas desordenadas, cadeiras e mesas invadindo o espaço público e muita bagunça. Apesar de todas as belezas naturais de nossa cidade e de seu povo hospitaleiro, em alguns pontos da Praia do Futuro, este é o cenário que encontramos. Mas, ao que parece, este tipo de desordem está com os dias contados. O local passará por um reordenamento de suas barracas e também haverá um cadastro regularizando os permissionários das barracas, bem com seus servidores.

De acordo com o vereador Acrísio Sena (PT), a secretária do Meio Ambiente, Águida Muniz garantiu que o Protocolo de Intenções que irá dar início à reordenação da Praia do Futuro será publicado no Diário Oficial do Município já nos próximos dias. Ainda segundo o vereador, o Protocolo é dotado, prioritariamente, de 3 ações: demolição de 22 barracas abandonadas que existem na região, com o devido remanejamento das famílias que lá estão; retirada de todas as construções ou obstáculos que dificultem o aceso e visão da população da praia e o cadastramento dos vendedores ambulantes da área.

barraca02A luta pelo reordenamento da Praia do Futuro já é antiga. Segundo o Ministério Público Federal, a atual localização dos estabelecimentos é irregular, pois pertence à União e consiste em “bem de uso do povo”, não sendo, portanto, alvo de apropriação privada. Ainda segundo o órgão, somente barracas devidamente registradas e cadastradas na prefeitura deverão permanecer no local.

Em fevereiro deste ano, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, já havia destacado a importância do reordenamento destes estabelecimentos. “Essa é uma política definitiva para que, a partir de agora, a gente possa ter um padrão e possa fiscalizar e exigir que o funcionamento das barracas esteja de acordo com o que for instituído. Aqui, basicamente, reafirmamos para a Prefeitura e todos os órgãos presentes, a necessidade e importância da permanência das barracas na Praia do Futuro”.

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter