O deputado Welington Landim, falecido na última semana, está perto de receber duas merecidas homenagens que eternizarão o seu nome na história do Ceará. Dois projetos de lei que estão em processo de tramitação na Casa deverão receber o nome do parlamentar. Ambos dizem respeito à questão do combate à seca, bandeira principal erguida por landim durante seus mandatos na assembleia.
De autoria do deputado Zezinho Albuquerque (Pros), o primeiro projeto denomina de José Welington Landim o “Cinturão das Águas” no Estado do Ceará. Já o segundo projeto, de autoria do deputado Fernando Hugo (SD) denomina de deputado Welington Landim todo o trecho da transposição do rio São Francisco localizado em solo cearense.
A casa também recebeu outros projetos, como o do deputado Bruno Pedrosa (PSC), que altera dispositivos da lei que institui o benefício da gratuidade em ônibus de empresas permissionárias de serviço regular comum intermunicipal às pessoas portadoras de deficiência física.
Já o projeto da deputada Bethrose (PR) estabelece o estacionamento gratuito em em hospitais, clínicas e centros de coleta aos doadores de sangue, já que maioria destes locais vem cobrando preços exorbitantes para os seus usuários.
Todos estes projetos estão em tramitação e deverão ser analisados pela procuradoria da AL. Em seguida, irão para as comissões técnicas da Casa. Só após este processo, os projetos serão votados pelos deputados.
E você, o que achou destes projetos? Justas homenagens? Projetos de utilidade? Contamos com sua opinião!
Sobre Welington Landim
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e especializado em ultrassonografia pela Universidade de Campinas, Welington Lamdim foi prefeito de Brejo Santo no período 1989-82, terminando a administração com mais de 90% de aceitação popular.
Sua maior obra foi sanear 90% do município (destacando-se na administração o abastecimento d`água da sede do município, esgotamento sanitário e pavimentação em mais de 90% das ruas, além de uma ampla reforma no setor de saúde).
Eleito deputado estadual em 1994 e reeleito em 1998 entre os mais votados do Estado. Ainda no primeiro mandato como deputado estadual (1997/98) foi eleito 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. No segundo mandato como deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa (1999/2001) e reeleito, por unanimidade, para o período 2001/2002.
Entre as homenagens recebidas estão:
– Placa de reconhecimento da Associação Cearense do Ministério Público
– Placa de reconhecimento da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Assalce – (2003)
– Placa de reconhecimento do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará
– Placa de reconhecimento da Caixa Econômica Federal/CE
– Placa de reconhecimento dos servidores da Companhia de Eletrificação do Ceará (Coelce)
– Títulos de cidadão dos municípios cearenses de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Abaiara.
Em 2002 foi candidato a Governador do Ceará, obtendo 240 mil votos 240.189 votos, um número significativo. De 2003 a 2006 comandou a Coordenadoria Regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), no Ceará.
Eleito deputado estadual em 2006 e reeleito em 2010, é o relator da Comissão Especial da Seca e preside a CPI da Telefonia Móvel no Ceará, mas aprovadas através de requerimentos de sua autoria.
Fotos: Reprodução