Ontem, contamos aqui que o desfile anterior do estilista Rick Owens havia causado polêmica por seus modelos aparecerem com os pênis à mostra, então, já esperávamos algo bombástico para esta apresentação. Resultado: não deu outra! Um dos modelos, Jera Diarc, apresentou um pano com os dizeres “Please kill Angela Merkel not” (que, em tradução livre, quer dizer “por favor, matem Angela Merkel não”). Em outras palavras, além de causar o maior frisson, o protesto ainda foi… Incompreendido. Sim, porque, pelas palavras de Jera, não se sabe se ele deseja ou não a morte da chanceler alemã. E o pior foi que Rick Owens não sabia de nada! A atitude do modelo foi totalmente independente da coleção.
O estilista ficou furioso com o ocorrido. Em entrevista ao portal WWD, ele relatou estar tão surpreso quanto quem assistia ao desfile: “[Jera] é uma p* de modelo louco e trapaceiro que eu soquei quando ele voltou [ao backstage]. Por favor, diga que eu o soquei.”, afirmou. Horas depois, um comunicado oficial saiu na imprensa: “Rick Owens não reivindica a responsabilidade pelo ato de protesto de um modelo no desfile de Primavera/Verão 2016. Esta foi uma declaração independente e não reflete a opinião da casa de Rick Owens”.
Já em entrevista à revista i-D, Owens declarou que eles se conhecem há bastante tempo e que ele jamais esperaria uma atitude com a que aconteceu: “Ele tem sido tipo o meu muso masculino há 12 anos mais ou menos e eu acho que ele simplesmente se sentiu confortável o suficiente para fazer algo no desfile e eu estou furioso. A ironia é que a coleção é sobre agressão masculina e protestos – quando penso sobre as coleções masculinas sempre penso na ideia da agressão porque ela é parte do DNA do homem e é algo que me esforço pra controlar e, acho, outros homens também. Como quando ambição e eficiência acabam se transformando em agressão. E esse modelo só mostrou sua agressão e seu desequilíbrio, ele ficou desequilibrado. Sua agressão assumiu o controle”, completou.
E não acaba por aí: o estilista pediu que as empresas jornalísticas retirassem a frase do cartaz da foto com photoshop. Algumas até cederam, como a própria revista i-D, mas sua ética jornalística está sendo questionada… Ah, o modelo ainda não se pronunciou sobre o assunto. Alguma dúvida de que esse protesto no desfile de Rick Owens vai render?
Fotos: Reprodução