Que o bilhete único foi um grande sucesso em Fortaleza todo mundo já sabe, não é verdade? A ideia de pagar apenas uma passagem e pegar quantos ônibus quiser em um determinado espaço de tempo fez com que o fortalezense economizasse um bom dinheiro e que não precisasse, necessariamente, passar por terminais de ônibus. A ideia deu tão certo que, agora, a intenção é de levar o projeto para toda a Região Metropolitana. E isso é tema de debate dos deputados.
A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (30), a partir das 14h30, audiência pública para debater a integração do transporte público da Região Metropolitana de Fortaleza. O evento ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atende a requerimento do deputado Elmano Freitas (PT).
“Como é sabido, boa parte da população da Região Metropolitana trabalha em um município e reside em outro, fator que onera demais a renda mensal do trabalhador cearense. A ideia é permitir que os moradores da RMF se desloquem no interior da região pagando apenas uma passagem”, afirma Elmano Freitas.
De acordo com o parlamentar, há necessidade de criação de políticas públicas que favoreçam o adensamento populacional próximo às áreas onde o metrô foi planejado.
Representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), da Associação dos Transportes Complementares, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus), do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de integrantes de prefeituras da Região Metropolitana de Fortaleza, como Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Itaitinga, Maranguape, Guaiúba, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Pindoretama, cidades que deverão ser beneficiadas caso o projeto seja estendido à RMF, foram convidados para a audiência e deverão comparecer.
Então, você que mora nas proximidades de Fortaleza, é hora de cruzar os dedos para que este projeto seja aprovado. Caso ele passe a valer, você poderá economizar um bom dinheirinho só com passagens, e economia nunca é demais, não é verdade?
Fotos: Reprodução