Meditação mantém o cérebro jovem

Comportamento|Pesquisas|Saúde


Quanto o assunto é combater os efeitos do envelhecimento a indústria farmacêutica oferece uma diversidade de produtos. Para fugir dos interesses comerciais nesta busca, é importante procurar o que a ciência já comprovou e um dos segredos para envelhecer com saúde, mas manter a juventude, pode estar ao alcance de todo mundo.

Uma nova pesquisa mostra que o simples ato de fechar os olhos e concentrar toda a atenção apenas na sua respiração pode ajudar a manter o cérebro mais jovem. À medida que os pensamentos forem surgindo, lentamente você deve ir limpando sua mente e voltar o foco para a respiração. Este é um exercício simples, que trará vários benefícios à sua vida se for feito regularmente.

O responsável pelo estudo é o pesquisador Florian Kurth, da Universidade da Califónia. Ele conta que analisou a massa cinzenta do cérebro – responsável pelo processamento dos estímulos que recebemos, pelo nosso raciocínio, memória, emoções e sentidos – de pessoas que meditam há cerca de 20 anos e comparou com o de pessoas que nunca meditaram.

meditação 2Diferente do que muita gente acredita, o envelhecimento do cérebro se inicia bem cedo. Aos 25 anos de idade a massa cinzenta começa a diminuir em um processo que não para. “Até recentemente nós não sabíamos se a meditação poderia mesmo mudar o processo de envelhecimento do cérebro. Em nosso estudo, mostramos que, no cérebro das pessoas que meditam, a perda de massa cinzenta é menor, não é tão grande quanto no cérebro de quem não medita”, explica o pesquisador. O estudo aumentou as esperanças de pesquisadores sobre um tratamento de forma simples e barata para doenças como o Alzheimer.

A filosofia do Yoga há mais de 5000 anos, ensina como o método da meditação é eficiente para livrar-se das preocupações, manter-se jovem, entusiasmado, com mais saúde e alegria. Portanto, a prática tem comprovadamente um impacto significativo na vida das pessoas. Que tal começar a praticar a meditação e contar para a gente aqui do No Pátio o que você está achando?

 

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter