Treino diferente – Como malhar com atividades domésticas!

Comportamento|Dicas|Fitness

Se você é dona de casa, trabalha fora e quer malhar, mas está sem tempo, dinheiro ou paciência para ir à academia não precisa entrar em desespero ou se conformar com as gordurinhas, saiba que você pode unir o útil ao agradável.

Algumas atividades domésticas são tão ou até mais desgastantes que uma aula de academia e aqueles servicinhos rotineiros, como lavar roupa e varrer a casa, queimam calorias sim! É só ficar atenta aos movimentos e adapta-los a sua tarefa como se fosse uma aula de ginastica.

Há quem diga que o trabalho doméstico é ainda mais intenso que algumas aulas de academia e é verdade. Em alguns tipos de limpeza, você movimenta um grupo de músculos completo, já que todas as tarefas exigem a musculatura dos membros superiores, peitoral e dorsal devido ao uso contínuo das mãos e braços. Ser dona de casa não é fácil, mas a balança agradece.

domestico 2Vamos conferir o arsenal de limpeza que o No pátio separou para que você comece a malhar sem precisar sair de casa?

Passar roupa – Essa atividade trabalha os ombros e o tríceps com um gasto de 66 calorias em média. Você deve determinar um número de peças para cada série de movimentos e deve descansar em intervalos de 30 segundos a 1 minuto. Também é importante alternar os braços para trabalhar o esquerdo e o direito da mesma forma.  A tarefa pode ser considerada chata por muita gente, mas não é que no f­inal das contas pode até valer a pena.

domestico 3Esfregar o chão – Essa é uma tarefa que trabalha o abdômen, bíceps, tríceps, ombros, costas, quadríceps e panturrilhas. Você pode fazer uso de um esfregão, rodo ou uma enceradeira, o importante é que mantenha o tronco flexionado e o abdômen contraído. É possível gastar até 80 calorias.

Lavar louça – Trabalha ombros, bíceps, tríceps e antebraço. O braço que esfrega o prato estará usando mais força, então o ideal é sempre alternar entre o direito e o esquerdo para o exercício ser completo. Perda de aproximadamente 70 calorias.

Estender roupa no varal – São trabalhados o abdômen, lombar, ombros, coxas e as panturrilhas. Coloque a pilha de roupas em uma bacia no chão e faça o movimento de abaixar para buscar as peças e levantar para estendê-las no varal. Durante o agachamento, as pernas devem estar sempre afastadas. Os joelhos precisam estar levemente flexionados e na mesma linha da ponta dos pés para evitar lesões. Uma tarefa que você pode gastar cerca de 50 calorias.

Limpar os móveis – essa é uma atividade que dá para trabalhar tanto ombros, bíceps, tríceps, como coxas, pernas e abdômen. Você vai abaixar e levantar os braços. Mas é necessário um tempo de intervalo para não cansar os músculos. O ideal aqui é alternar as tarefas. Lustre os móveis na parte de cima, varra o chão e depois lustre a parte de baixo. Gasto de 50 calorias em média.

domestico 4Varrer a casa – dependendo do tamanho da casa, pode-se queimar em média 150 calorias. Varrer e passar um pano úmido depois triplica a quantidade de calorias e a atividade ainda tem algumas vantagens, como movimentar pernas e braços e alongamento para varrer nos cantos mais complicados. Quem remove terra e sujeiras de jardim aumentar a queima de calorias.

Esfregar azulejo de banheiro – não é algo que se faça com prazer, mas prepare-se para malhar e perder ao menos 200 calorias por atividade. Mas tem que ser algo manual mesmo, com esponja e sabão para valer a pena e tornear os músculos. Os braços são quem mais se beneficiam de tal atividade, que não é das mais desgastantes e você ainda ganha um banheiro limpinho.

Outra dica que o No Pátio dá, é realizar treinos funcionais com a ajuda de utensílios domésticos. Exemplos:

Agachamento com cabo de vassoura – Musculatura trabalhada: anterior da coxa.
Apoie as duas mãos em cima do cabo da vassoura, faça um movimento flexionando os dois joelhos e jogue o quadril para traz até atingir um ângulo de 90 graus. Evite movimentar a coluna, apenas o quadril e joelhos. Se achar muito pesado, faça com um ângulo menor.

domestico 5Trabalhe o tríceps com garrafas pet, saco de feijão, arroz ou açúcar de 1 kg – Apoie na cabeça o braço que está segurando o peso e coloque a mão do outro braço no cotovelo para manter uma melhor estabilidade na execução do exercício. Realize o exercício primeiro de um lado e depois o outro, procurando não mexer o tronco durante a realização.

 

Não é fantástico pensar que o período que você passa em casa já será suficiente pra perder peso sem gastar um tostão em academias, gasolina, estacionamentos ou lanchinhos? A única observação a se fazer aqui, é que o foco e dedicação devem ser maiores, até porque você estará no conforto do seu lar doce lar, que costuma ser visto sempre como um lugar de descanso.

Agora que o No Pátio mostrou que é possível se exercitar sem sair de casa, respire fundo e vá à luta! Nós garantimos que o esforço valerá a pena, então, coragem! O resultado você verá nos ponteiros da balança e nas curvas de arrasar.

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter