Em homenagem à artista plástica Nice Firmeza, que completaria 94 anos de idade neste sábado (18/07), o Minimuseu Firmeza, em parceria com a Rede Cuca e Secultfor, promove um encontro de bordadeiras de várias gerações, muitas ex-alunas da artista. A edição especial do “Diálogos Possíveis” acontecerá, das 8h às 12h, no Minimuseu Firmeza, próximo ao Cuca Mondubim.
Na programação, rodas de conversa, rodas de bordado e piquenique sob as sombras das mangueiras do sítio e museu onde Nice Firmeza vivia com Estrigas. O encontro, que é totalmente gratuito, vai promover troca de experiências e relatos das memórias afetivas das bordadeiras com Nice, com sua arte e vida, e da relação dessas mulheres com os fazeres e saberes da artesania do bordado.
O público também terá a oportunidade de conhecer projetos como o “Artesania, memória e criação”, realizado pelas artistas Sol Moufer e Talita Macie, além de grupos como o Mecânica Popular, Tear Comunitário e Iluminuras, com acervos bem diversificados.
Sobre Nice Firmeza
Nice Firmeza foi a primeira mulher a compor a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap), na década de 1950. Foi casada com o também artista plástico Nilo Firmeza, o Estrigas, mestre da Cultura do Ceará. Nos saberes e artes da tradição popular, foi nomeada TesouroVivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2007. Nas artes plásticas, destacou-se na arte Naif, estilo marcado pela simplicidade, e tornou-se ícone da história das artes plásticas cearenses do século XX. Nice faleceu em 13 de abril de 2013, aos 92 anos de idade.
Serviço:
Programação Completa – Diálogos Possíveis – edição em homenagem a Nice Firmeza
Data: 18 de julho, sábado.
Horário: 8h às 12h
Piquenique
Rodas de Conversa e Encontro de Bordadeiras
Rodas de Bordado
Exposição “Artesania, memória e criação”
Local: Minimuseu Firmeza (Linha Férrea, 259, Mondubim)
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados
Fotos: Reprodução/Jocastra Holanda