Tempo de respirar! Acabou a última semana de moda da temporada masculina de Verão 2016. Londres, Paris, Milão, Florença e Nova York, que deu o que falar em sua estreia. Terminada as inspirações, agora é hora de analisar e reunir as tendências destiladas pelos estilistas nestas últimas semanas. Vamos conferir o que rolou de bom e o que vai estar no guarda-roupa deles nesta temporada?Para começar, adiantamos que da cartela de cores, o clássico azul foi quem levou o troféu de ouro como o mais usado. Definitivamente, é a cor DELES neste verão! No mais, cores invernais como cinza e vinho também foram bastante vistas nas passarelas. Saca só as tendências de moda masculina para o Verão 2016:
- Tudo azul!
Em todos os tons imagináveis, ele estava lá, inclusive em looks monocromáticos. Mas ele não tem nada de novidade: desde 2012, o total blue está fazendo o maior sucesso! Alexander McQueen, Givenchy, Hermès e Prada foram algumas das marcas que não abriram mão da tendência.
Há alguns anos, os consultores de moda afirmavam que street style monocromático era um perigo! Hoje, no entanto, uma parte considerável do público que vai assistir aos desfiles gosta de investir nestes looks mais ousados. E, pode-se dizer que fica tão bacana quanto nas passarelas, como é o caso do azul. Se você prefere o azul pastel, o royal ou o marinho… Não importa! Todos são válidos! E vamos combinar… Eles ficam lindos, não é?
- Anos 70
Se você critica o jeito que seu pai se vestia antigamente, prepare-se para repensar seus conceitos! Os anos 70 voltaram à moda! Lembra das calças de cintura alta, acinturadas, bem no estilo de John Travolta no clássico “Grease”? É daquilo que estamos falando! Embora nem sempre em tons tão alegres, já que vimos muito cinza e tons terrosos.
As calças largas também estão com tudo, então, você terá que aposentar sua skinny por uns meses. Lembrando que quanto mais larga, mais informar é o visual. Vimos a tendência nos desfiles: Louis Vuitton, Topman e Umit Benan.
- Gender Bender
Grande parte dos estilistas deram uma demonstração de gender bender, fosse nos tecidos ou nas cores. Mas o que seria essa tendência? É como se fosse um mix de feminino + masculino. O termo significa “além-gênero”. Na temporada de inverno, principalmente no desfile da Gucci, na estreia de Alessandro Michele, já tivemos uma boa prova de que a tendência viria para ficar e que essa mistura agradaria, possibilitando vestir homens e mulheres com a mesma peça de roupa.
Hoje, já é possível encontrar celebridades, como o rapper Kanye West, utilizando roupas que, normalmente, seriam consideradas femininas, mas que já são consideradas estilosas e sem gênero. Nos desfiles da Gucci (sim, de novo), J.W. Anderson, MSGM e Nº 21.
- Jaquetas/Casacos
As jaquetas continuam em alta! A bomber jacket vinha se popularizando desde a temporada de inverno, então, a tendência está mais sólida nesta. Nem precisamos dizer que as opções são perfeitas para os dias frios, não é? Foi outra opção que bombou (literalmente!) no street style.
A silhueta é leve e os modelos, versáteis, como foi o caso das jaquetas acetinadas. Nas passarelas, no entanto, não vimos modelos tão engessados, haviam tipos diversos, atrativos a todos os gostos. Uma camiseta por baixo comporia uma ótima opção de look! Desfiles com destaque para esta tendência: Coach, Dries Van Noten e Moschino.
- Referências Orientais
Lembra quando fizemos uma matéria com os looks do MET Gala 2015, cujo tema era a cultura chinesa? Pois é, a influência continua na moda masculina. As referências orientais apareceram na maioria dos desfiles, geralmente, em estampas vivas, com cores vibrantes, que lembravam um pouco os quimonos das gueixas (cultura japonesa).
Jaquetas acetinadas, bordado, além dos belíssimos acessórios complementaram cada coleção. Os desfiles que mais destacaram a tendência foram: Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Saint Laurent e Valentino.
Mostre esta matéria àquele amigo mais estiloso! Ele vai amar, com certeza! Depois, conta para a gente o que vocês acharam!
Fotos: Agência Fotosite/Reprodução