Na correia em que vivemos no dia a dia, sobretudo em uma verdadeira “selva de pedra” como é Fortaleza, muitas vezes sentimos falta da natureza, de respirar ar puro, de ter menos contato com asfalto, fumaça e buzinas e ter um pouco mais de verde, de frondosas árvores e de poder aproveitar suas sombras, é ou não é? Pois bem, a Prefeitura de Fortaleza está tentando trazer um pouco desse ecoambiente para a nossa cidade, para que possamos ter uma Capital cada vez verde e que a interação das pessoas com a natureza aumente cada vez mais.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou, nesta quinta-feira (30), o plantio de 10 mil novas árvores e assinou a ordem de serviço para a construção de cinco Ecopontos em bairros das Regionais II, IV, V e VI. A O plantio de 10 mil árvores de espécies nativas, como Ipê, Pau Branco e Munguba, faz parte do Plano de Arborização adotado pela atual gestão da Prefeitura de Fortaleza e se dará dentro da execução de obras financiadas a partir do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e em demais obras de infraestrutura.
“Estamos tratando de ações que impactam com a emissão de gás atmosférico, que é um grande desafio para o mundo. A CAF nos apoia no plantio de 10 mil árvores com projetos paisagísticos da nossa orla. Serão plantados, especificamente, desde o Rio Ceará até o Riacho Pacoti, na fronteira com Aquiraz. É uma ação intensa de plantio rápido, concentrado, para além do embelezamento. É um benefício importante para redução de gás atmosférico na nossa cidade”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com a secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, o Plano de Arborização já executou o plantio de 22 mil novas árvores na Cidade. “A ideia é que, até o fim deste ano, sejam plantadas 32 mil novas árvores na cidade. A diferença que isso faz para a cidade é social, na psicologia do cidadão, porque ele vê a cidade mais agradável, ameniza a temperatura e diminui a emissão dos gases de efeito efeito estufa”, pontuou a secretária.
Além do anúncio do plantio das árvores, o Prefeito assinou a ordem de serviço para a construção de cinco Ecopontos, cujo projeto, na ordem de R$ 1.066.772,31, engloba prédio de apoio com escritório, banheiros e vestiários masculino e feminino, área de circulação, depósito, pátio de coleta e triagem com platô de descarrego com rampa de acesso e guarita para segurança. Além disso, o Prefeito também anunciou a autorização para o início da licitação para construção de outros cinco Ecopontos.
Av. Antônio Justa com Rua Meruoca – Varjota (Regional II)
Rua Antônio Costa Mendes com Rua Projetada – Parque São José (Regional IV)
Rua São Francisco com Rua Aureliano Leal – Mondubim (Regional V)
Rua Verde – Jangurussu (Regional VI)
Rua Marechal Bittencourt com Rua Quatro – Dias Macedo (Regional VI)
Fotos: Reprodução