Dieta na gravidez pode influenciar risco de alergias no bebê

Comportamento|Saúde

A alimentação das mamães no período de gravidez pode influenciar no risco de seus bebês adquirirem alergias!  Essa afirmação é o resultado de uma pesquisa publicada pelo “The Journal of Physiology” este mês.

De acordo com os estudos, se uma mulher grávida tiver em sua dieta uma certa quantidade de ácidos graxos poli-insaturados — como os encontrados em peixes, óleo de nozes ou semente de linhaça — o bebê irá reagir melhor a bactérias e substâncias estranhas!

“Há um grande interesse em pesquisas sobre dietas durante a gravidez. Na dieta ocidental, o grupo de ácidos graxos poli-insaturados que ajudam nas funções do intestino estão desaparecendo. Nossa ingestão de peixe e óleos de nozes vem sendo substituída por óleos de milho que contêm um tipo diferente de ácidos graxos”, diz Gaëlle Boudry, do Instituto Nacional de Pesquisas de Rennes, na França.

E afinal, o que são esses ácidos graxos? Na verdade, eles são conhecidos por melhorar a forma como as células do sistema imunológico do intestino respondem às bactérias e a substâncias estranhas, diminuindo a probabilidade de alergias. Portanto, segundo a pesquisa, grávidas com uma dieta rica em certos tipos de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega-3, apresentam mais chances de que os bebês desenvolvam melhor as células do sistema imunológico do intestino.

“O resultado final é que o sistema imunológico do bebê pode se desenvolver e amadurecer mais rápido, levando a uma melhor função imunológica e menos probabilidade de alergias”, afirma Boudry.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter