Sumov completa 50 anos e é homenageado pela Câmara Municipal

Acontece|Esportes

Todo amante do futsal conhece uma das mais gloriosas e tradicionais agremiações deste esporte no Brasil: o Sumov Atlético Clube. Líder do ranking nacional, recehado de títulos nacionais e internacionais, o aurinegro cearense está completando 50 anos num misto de boas lembranças do pasado e poucos motivos para comemorar no presente. Mesmo assim, o time merece homenagens.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira, 13, Sessão Solene, no auditório Vereador Ademar Arruda, em homenagem aos 50 anos do Sumov Atlético Clube. A homenagem teve como propositor o vereador Benigno Júnior (PSC) e subscrita pelos vereadores Fábio Braga (PTN), Alípio Rodrigues (PTN) e Carlos Mesquita, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo vereador Salmito Filho, presidente da Cmfor.

A mesa dos trabalhos foi composta por Jean Azevedo, prefeito de Tianguá; Adauto Mendes, prefeito de Cruz; Coronel Francisco Gomes, presidente do Sumov; Marcos Madeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão; jornalista Sílvio Carlos, presidente da Federação Cearense de Futebol de Salão; César Vieira, ex-treinador do Sumov e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira; Antônio Quixadá Dias, ex-atleta e treinador do Sumov e os vereadores Benigno Júnior, Fábio Braga e Carlos Mesquita.

O vereador Benigno Júnior fez a saudação aos presentes. “Tive a oportunidade de conhecer o Sumov da década de 70 pra cá. E não cheguei a presenciar muitas glórias anteriores. Peguei a geração de Gera, Gláucio, Beto. Mas hoje temos que pensar o Sumov de uma forma diferente. A marca Sumov é muito forte e isso se deve a luta dos diretores, servidores, trabalhadores, atletas. Temos que pensar a marca Sumov, como um projeto que reconheça o que vocês fizeram. Pensar

um projeto com inteligência e modernidade, para que possamos resgatar essa marca também a nível nacional, sem esperar só pelo poder público. O gerenciamento de times utilizados no sul do País pode ser trazido para cá”, disse.

Benigno disse que se o prefeito Roberto Cláudio resgatou gargalos históricos em Fortaleza, como a Praça 31 de Março, o Mercado da Aerolândia, poderá fazer o mesmo com o Ginásio Aécio de Borba para ser melhorado e reformado. “Vamos contar com o apoio da Confederação Brasileira de Futsal. Faço com muito orgulho essa homenagem, pois sei como esse trabalho é difícil. O prefeito já avisou que vai enviar um projeto para a Câmara para apoiar os clubes sociais e profissionais. Vamos pensar essa instituição grande e com certeza teremos a vitória. Parabéns a todos que fizeram essa história”, afirmou.

Em seguida, se pronunciou o vereador Fábio Braga. Ele afirmou que com a parceria da Prefeitura, Governo do Estado e Câmara e de todos amantes do Futsal, o Clube voltará a conquistar novas glórias. “Que todos vocês, novos atletas mantenham viva a chama dessa grande equipe brasileira”.

O presidente da Federação Cearense de Futsal, jornalista Sílvio Carlos, disse que no Futsal foi colocado pelo irmão César Vieira que arrumou seu primeiro emprego, como bilheteiro. “Estou com 74 anos e tenho muitas histórias no esporte. Aos jovens peço que vejam essa bandeira. As estrelas azuis são os títulos internacionais e as verdes as nacionais.Com isso você pode ver a força desse Clube. Peço ao presidente Salmito que abrace essa causa, adote o Sumov como patrimônio cultural e esportivo dessa cidade. Me sinto emocionado em participar dessa solenidade e orgulhoso em ter sido citado. Muito obrigado.”

O presidente Salmito disse que está a inteira disposição para contribuir com esse patrimônio do futsal brasileiro. “Muitos times comemoram dez anos de existência, 20, 30, 50, mas nem todos tem a história que o Sumov tem”, pontuou. Em, seguida o vereador Benigno Júnior fez a entrega de uma placa comemorativa pelos 50 anos do Sumov Atlético Clube ao presidente do Sumov Atlético Clube, Coronel Francisco Gomes.

Fotos: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter