A incessante busca para fazer parte de um padrão de beleza rigoroso existente no mundo moderno tem sensibilizado cada vez mais a autoestima de muitas mulheres. Seja pelo conceito imposto pela mídia de que a magreza é sinônimo de beleza ou por comparações injustas com modelos que possuem uma aparência impecável (normalmente com a ajuda do Photoshop), o fato é que existem muitas pessoas que têm vergonha do próprio corpo.
Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Bucknell, nos Estados Unidos, realizou dois estudos para determinar se há alguma relação entre o sentimento de vergonha pelo corpo e a saúde. Na primeira etapa da pesquisa, 177 mulheres com formação universitária precisaram concordar ou discordar de afirmações do tipo: “Quando não estou no peso que acho que deveria estar, sinto-me envergonhada” ou “Muitas vezes sinto-me vulnerável às doenças”.
Durante a investigação, as voluntárias relataram quantas infecções tiveram nos últimos cinco anos, assim como a frequência de sintomas como náuseas, dores de cabeça e diarreia. Cada mulher também classificou sua própria saúde em uma escala de zero a cinco.
A conclusão foi de que as mulheres com mais “problemas” com a imagem do corpo têm mais problemas de saúde e não são influenciadas pelo Índice de Massa Corporal, pela depressão e pelo tabagismo. Após essa constatação, os investigadores realizaram a segunda etapa da pesquisa, onde fizeram as mesmas perguntas a 181 mulheres estudantes entre setembro e dezembro.
Depois de analisar as duas pesquisas, os cientistas descobriram que nas mulheres com níveis mais elevados de vergonha do corpo, as infecções aumentaram entre o primeiro e segundo questionário distribuído. “Ter vergonha do corpo prevê pouca saúde física porque estes sentimentos fazem com que as mulheres se tornem menos sensíveis aos seus corpos e não avaliem corretamente como estão ou não saudáveis, o que pode gerar problemas de saúde caso os sintomas não sejam detectados a tempo.”, concluiu Jean Lamont, responsável pelo estudo.
Sendo assim, o No Pátio sugere: O melhor é ser feliz, sem vergonha do corpo, é claro!
Fotos:Reprodução.