Os nomes mais poderosos da moda, segundo a Vogue

Moda|Revistas

Quem seriam as pessoas mais poderosas do mundo da moda? Estilistas que bombam com suas coleções ou seriam aqueles mais reservados, que escolhem quando irão expo-las? Modelos que estão em todos os outdoors ou aquelas que aparecem em uma campanha aqui, outra ali? Ou ainda empresários, fashionistas e/ou jornalistas do ramo? Todos ocupam um lugar de destaque na lista de nomes mais poderosos da moda na Vogue.Na lista de 27 nomes, infelizmente, não havia nenhum brasileiro, mas os estilistas “que estão na moda”, como Alessandro Michele (Gucci) e Raf Simons (Dior) marcaram presença, além das tops do momento – Kendall Jenner, Gigi Hadid e Karlie Kloss. Vamos a lista completa?

estilistas1

Riccardo Tisci: diretor criativo da Givenchy, uma das casas de moda mais importantes da França e do mundo. Ele está no comando da label desde 2005.

Raf Simons: diretor criativo da Dior desde 2012. Ele possui uma marca própria e foi um dos homenageados no documentário “Dior e eu”, que trata sobre a história da grife.

Hedi Slimane: diretor criativo da Saint Laurent. Desde sua entrada, gerou controvérsias e críticas, ao realizar algumas mudanças na YSL, mas a cada nova coleção, ele se reafirma em sua posição.

estilistas2

Shayne Oliver: diretor criativo da Hood by Air. Conhecida pelo estilo streetwear, Shayne é quem administra a própria marca, que nasceu em Nova York.

Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli: a dupla pertence a direção criativa da Valentino desde 2008, mas trabalham juntos há mais vinte anos. Eles se conheceram na faculdade e, desde então, têm elaborado projetos juntos.

Marc Jacobs: diretor criativo da marca homônima, Marc Jacobs. Também era estilista da Marc by Marc Jacobs, mas a grife foi descontinuada este ano.

estilistas3

Phoebe Philo: diretora criativa da Céline. No ano passado, ela estava na lista da revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

John Galliano: diretor criativo da marca homônima e da Maison Margiela. Já passou pela Givenchy e pela Dior – passando por algumas polêmicas envolvendo antissemitismo.

Dao-Yi Chow e Maxwell Osborne: diretores criativos da Public School e da Donna Karan. Participaram e ganharam o LVMH Fashion Prize for Young Designers.

modelos-estilista

Karlie Kloss: Com apenas 23 anos, Karlie já foi umas das Angel da Victoria’s Secret e já desfilou para grandes grifes, como Dior e Diane Von Fürstenberg. Desfila desde os 15 anos.

Cara Delevingne: anunciou recentemente que estava desistindo da carreira de modelo, mas sua passagem fugaz foi bem marcante. Ela também já desfilou para Victoria’s Secret, para Prada e para Chanel.

Alessandro Michele: diretor criativo da Gucci, desde o início do ano. Até então, era um desconhecido para a grande indústria, e tem sido bastante elogiado por seu trabalho na casa.

modelos-estilista2

Miuccia Prada: neta de Mario Prada, fundador da grife. É estilista e PhD em Ciência Política.

Karl Lagerfeld: diretor criativo da Fendi e da Chanel, além da grife homônima. Controverso e polêmico, é tido como um dos estilistas mais brilhantes da atualidade.

Kendall Jenner: uma das irmãs Kardashian, é a segunda mais nova. É uma das preferidas de Karl Lagerfeld. Tem se destacado em muitas campanhas, como a da Calvin Klein Underwear, Estée Lauder e Le Lis Blanc.

modelos-estilista3

Gigi Hadid: é contratada pela IMG Models desde 2011. Com apenas 20 anos, já passou pelas grandes semanas de moda, desfilando para Tom Ford e Moschino, além de campanhas, como a que realizou recentemente para Max Mara.

Michael Kors: estilista americano e jurado do programa Project Runway. Esteve na lista da Forbes no ano passado como o mais novo bilionário do mundo.

Stella McCartney: estilista da própria marca, conhecida por não ser adepta a matéria-prima animal. É filha do ex-beatle Paul McCartney com Linda McCartney.

estilistas4

Tom Ford: estilista da própria marca. Fez carreira na Gucci, sendo um dos grandes responsáveis pela sua revitalização. Comprou a Yves Saint Laurent do grupo LVMH, assim como a Balenciaga. Ajudam financeiramente a grife de Stella McCartney e a do já falecido Alexander McQueen.

Alexander Wang: saiu recentemente da direção criativa da Balenciaga. Agora, comanda a marca própria, existente há dez anos. Está no time de estilistas preferidos da cantora Madonna.

Christopher Kane e J.W. Anderson: o primeiro era diretor criativo da Versus Versace, grife de Donatella Versace. Assumiu de 2009 a 2012. Anderson assumiu em seguida, e continua lá.

estilistas5

Rei Kawakubo: estilista e fundadora da Comme des Garcons. É conhecida por seu estilo abstrato e antifashion. Começou sua grife no Japão.

Nicolas Ghesquière: diretor criativo da Louis Vuitton. Já trabalhou com Jean-Paul Gaultier e na Balenciaga, antes de ir para a LV.

estilistas6

Christopher Bailey: diretor criativo da Burberry. Trabalhou na Donna Karan antes de ir para a Burberry. Já ganhou diversos prêmios pelas suas coleções.

Domenico Dolce e Stefano Gabbana: diretores criativos da Dolce & Gabbana, além de fundadores, desde 1985. Desde então, consolidaram-se como uns dos mais importantes profissionais da moda.

Jack McCollough e Lazaro Hernandez: estilista da Proenza Schouler desde 2002. A dupla é conhecida pela sintonia de seu trabalho.

est7

Ralph Lauren: designer e fundador da própria marca que, atualmente, corresponde a um dos maiores impérios da moda.

Uniqlo e Novak Djokovic: Uniqlo é uma rede fast-fashion japonesa que está presente em catorze países; uma de suas últimas campanhas foi estrelada por Novak, tenista profissional sérvio.

Só a gente sentiu falta de Gisele Bündchen??

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter