Pesquisa inédita revela preferências dos brasileiros nas rádios

Entretenimento

Foi publicada uma pesquisa sobre as preferências dos brasileiros nas rádios. E como você poderá conferir a seguir, os resultados até que são bastante surpreendentes. Para você ter uma ideia, a maior parte das pessoas que formam o público de rádio no Brasil escuta as estações na internet e relaxa enquanto ouve música – principalmente no trabalho ou durante tarefas domésticas. A exceção é na hora de dirigir: dentro do carro a sintonia ainda é pelas ondas FM e os motoristas aproveitam para pensar na vida. A pesquisa de audiência sobre preferências dos brasileiros nas rádios foi conduzida pela rádio Antena 1 (www.antena1.com.br) no início de agosto, com 741 ouvintes.

Dentro de casa ainda é onde mais se ouve rádio, com 59% da preferência. Em seguida, aparece o carro, com 21%, e o trabalho, com 20%. Um insight interessante é a fidelidade dos ouvintes: cerca de 80% escuta música todos os dias independentemente do local. As taxas são semelhantes para quem nunca troca de estação – apenas no caso dos automóveis as chances do dial ser mudado chegam perto de 50%.preferências dos brasileiros nas rádios

Mesmo no trabalho, os brasileiros preferem escutar as músicas sem fones de ouvido (72%), pouco abaixo dos 81% que adotam a mesma prática em casa, e 88% no carro. Apesar de ajudar a relaxar, as canções não são uma distração no ambiente corporativo. Pelo contrário, 98% dos ouvintes afirmam que o rádio os torna mais produtivos durante o expediente.

A pesquisa sobre preferências dos brasileiros nas rádios também revelou os canais utilizados para ouvir rádio: no trabalho, o computador é o escolhido em 37% dos casos. Em casa, o radinho lidera com 39%, e o PC e dispositivos móveis ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, somando 51% da preferência. Já no carro, o som embutido ganha de longe, com 78%.

preferências dos brasileiros nas rádios2

“Como dá para ver, ouvir rádio não saiu de moda entre os brasileiros. O que acontece é que alguns hábitos de consumo mudaram, e hoje o streaming responde por uma parcela significativa da audiência. O rádio continua sendo o meio mais próximo ao ouvinte, que acaba criando uma relação de intimidade com suas estações preferidas”, explica Bruna Garcia, da equipe de marketing da Antena 1.

Sobre a Antena 1
Fundada em setembro de 1975, a Antena 1 foi a primeira rede de emissora FM do Brasil a operar de forma automática via satélite com a mesma programação veiculada em tempo real por 24 horas. Hoje, a empresa soma 20 emissoras e cinco milhões de ouvintes no Brasil e no mundo. Há cinco anos consecutivos é campeã de audiência online e, em junho de 2015, lançou o Music For You, serviço que permite ao ouvinte presentear pessoas queridas com músicas enviadas pela internet.

preferências dos brasileiros nas rádios4

E você? O que gosta de ouvir no rádio?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter