Atualmente, a palavra “sustentabilidade” tem sido a tônica nas mais diversas áreas, não apenas na questão de cidades, mas também na engenharia, agronomia e várias outros segmentos da economia. Não é a toa então que um país tão economicamente ativo e superpopuloso como os Estados Unidos, seja igualmente preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade de seus projetos.
Sendo assim, podemos observar então que os Estados Unidos não tem medido esforços para fazer de suas cidades, lugares mais sustentáveis.
A mudança agora foi em uma das maiores cidades do País, Nova York, que anunciou recentemente a construção do edifício sustentável mais alto do mundo. Na verdade, o tal empreendimento já saiu do papel e se encontra em construção, localizado na Roosevelt Island. A previsão para que o edifício sustentável mais alto do mundo fique 100% concluído é para 2017.
Diferentemente dos outros outros empreendimentos comuns sustentáveis, este prédio terá 83 metros de altura, e vai abrigar cerca de 500 alunos, professores e funcionários no campus de ciências aplicadas e tecnologia da Universidade de Cornell. A ideia é reduzir em cerca de 60% o consumo normal de energia se compararmos o edifício sustentável a um prédio comum.
No total, o campus universitário no qual o edifício sustentável mais alto do mundo ficará localizado terá 900 mil metros quadrados, e ficou determinado que os investimentos e sua construção não pode ultrapassar a margem dos US$ 121 milhões, o que fez com que muitos designers se recusassem participar desta iniciativa.
O projeto sustentável vai oferecer apartamentos de um, dois e três quartos, cada um com uma vista exclusiva da Big Apple e uma orientação sul para a maioria deles. Além disso, uma das suas principais novidades é a incorporação de um sistema de energia geotérmica que utiliza o calor gerado pelo solo para reduzir o custo do gás natural na construção e a utilização de painéis solares e comuns.
Até agora, um dos maiores desafios que o projeto de construção do edifício sustentável mais alto do mundo teve que superar foi o próprio clima característico de Nova York, que costuma passar por grandes extremos de temperatura. Por esse motivo, se criou uma espécie de câmara térmica no edifício, para assegurar que a temperatura ambiente em seu interior seja sempre agradável.
E então, que acham da ideia? Será que vinga?
Fotos: Reprodução