Quem se esforça no dia a dia para gerir um pequeno negócio sabe bem das dificuldades encontradas pelo caminho quando o assunto é financiamento, principalmente nos tempos difíceis que nosso país enfrenta. Por isso, o portal No Pátio traz hoje uma boa notícia para os pequenos empreendedores!
Os pequenos negócios da região Nordeste terão agora ainda mais apoio do Sebrae para conseguir financiamentos bancários para micro e pequenas empresas! A instituição e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assinaram convênio de cooperação geral e vão unir forças para possibilitar a promoção do desenvolvimento e da competitividade dos empreendimentos de pequeno porte no Nordeste.
O convênio terá duração de dois anos e foi assinado na sexta-feira (31) pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e pelo presidente do BNB, Marcos Costa Holanda, na abertura do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que aconteceu em Fortaleza. O evento comemora os 63 anos da instituição financeira e tem o objetivo de mobilizar as classes empresarial e política, governos, comunidade acadêmica e terceiro setor, em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.
O BNB disponibilizará mais de R$ 3 bilhões em crédito para 2015 para micro e pequenas empresas, devendo o Sebrae fazer o acompanhamento por meio de consultoria e capacitação para as empresas clientes do banco em gestão financeira, marketing, internacionalização, entre outros, e para os próprios colaboradores do banco. “O convênio vai incrementar o uso de serviços financeiros do BNB, que é um dos principais operadores de crédito para micro e pequenos empreendimentos do país”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Com a parceria, vamos trocar informações e estudos sobre os pequenos negócios que promovam o acesso à educação financeira e criar planos de atuação que possibilitem o atendimento diferenciado aos pequenos negócios”, ressalta.
Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, o acordo assinado faz parte da estratégia do banco de atendimento diferenciado e priorizado para as micros e pequenas empresas, haja vista a capacidade desse segmento de gerar ocupação e renda.
Entre as principais linhas de atuação previstas no convênio, também se incluem a implementação de ações de divulgação dos produtos e serviços de ambas instituições para atendimento aos pequenos negócios, o desenvolvimento de ações de capacitação para as equipes do Sebrae e BNB a respeito do acesso aos serviços financeiros disponíveis aos pequenos negócios e a participação em feiras de negócios e eventos promovidos pelas duas instituições que tenham como foco os pequenos negócios.
Fórum
A programação do XXI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento contemplou três painéis temáticos: A promoção da inclusão social; Produtividade, competitividade e inovação: perspectivas para o Nordeste; e Desafios do financiamento à infraestrutura. Além dos painéis, também houve a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional e lançamento do Selo 10 Anos de AgroAmigo.
Participaram do encontro representantes de instituições como Sebrae, Ministério da Fazenda, BNDES, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Também estiveram presentes executivos da iniciativa privada, autoridades políticas, professores, economistas, ONGs e promotores de políticas de desenvolvimento em âmbito regional, nacional e internacional.
Fotos: Reprodução