Os fortalezenses já podem cruzar os dedos e torcer para que o projeto de lei da vereadora Magaly Marques (PMDB) seja aprovado na câmara. A parlamentar utilizou seu tempo na tribuna durante a manhã de ontem para apresentar um projeto de lei complementar de sua autoria, que regulamenta a construção e exploração de estacionamentos públicos subterrâneos. O objetivo é inicialmente melhorar a eficiência do sistema de estacionamento rotativo.
A vereadora explicou o projeto esclarecendo que os estacionamentos públicos poderão ser construídos no subsolo de bens públicos de uso comum do povo, como praças e vias públicas. No entanto deverão ser observadas as medidas de compatibilização necessárias às construções.
“No que se refere aos estacionamentos subterrâneos, a carência de vagas oferecidas por estabelecimentos privados, associada à ineficiência das rotativas no modelo atual, apontam para a necessidade urgente de estabelecer parcerias com interessados em investir em sua construção e exploração, aportando recursos que o Poder Público se encontra obrigado a destinar a serviços de natureza essencial”, explicou a vereadora.
O projeto de Magaly Marques sugere ainda que para cada subterrânea criada, um número proporcional de vagas rotativas de superfície deve ser extinto. Com isso, no espaço correspondente deverão ser instalados equipamentos como ambientes de convivência, ciclovias e corredores expressos de transporte coletivo.
“A conjugação destas medidas pode contribuir efetivamente para a promoção do uso racional das vias públicas, bem como na melhoria da mobilidade urbana, especialmente nas áreas centrais da cidade. Se o prefeito mandar esse projeto em forma de mensagem para esta casa, ele terá meu apoio”, concluiu.
A vereadora Magaly Marques é natural de Iguatu, no Ceará. Médica especializada em anestesiologia e fisiatria, formada pela Universidade Federal do Ceará, atuou no INSS, IJF e Pronto Socorro dos Acidentados.
Fotos: Reprodução.