Quem nunca se sentiu insatisfeito com algum serviço que utilizou ou produto que comprou? Os consumidores que tiverem reclamações e de alguma forma se sentirem lesados já podem contar com mais uma ferramenta de proteção nas relações de consumo. A Prefeitura de Fortaleza lançou na última quarta-feira (9) o aplicativo Procon Fortaleza.
A novidade permite que através do aplicativo o consumidor possa realizar e acompanhar denúncias contra empresas e prestadoras de serviços, além de permitir consultas sobre o ranking das empresas que possuem mais reclamações. A tecnologia integra o conjunto de ações para comemorar os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O app Procon Fortaleza está disponível para aparelhos eletrônicos com o sistema Android e IOS. No entanto, para conseguir baixa-lo o sistema IOS é necessário que o usuário busque no navegador padrão o seguinte endereço: http://applink.com.br/procon.fortaleza.
“Uma das principais vantagens do aplicativo é a agilidade, pois o consumidor poderá fazer a denúncia a qualquer momento e lugar, inclusive enviando fotos, vídeos e arquivos que comprovam sua denúncia”, esclareceu Cláudia Santos, diretora geral do Procon Fortaleza. Cláudia também explicou que a denúncia pode ser feita de forma anônima.
Outra novidade em razão da comemoração dos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é que a Unidade Móvel do Procon estará até o dia 11 deste mês em alguns terminais de Fortaleza (Siqueira dia 10 e Antonio Bezerra dia 11). O atendimento nos terminais será de 9h às 13 horas. Para registrar uma reclamação no Procon Móvel, é preciso ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, cópia do cupom fiscal, fatura ou recibo do produto ou ainda cópia de contrato.
Na próxima sexta-feira (11), data dos 25 anos do CDC, o Procon Fortaleza realizará o bate-papo Procon Responde, ao vivo, via web, a partir das 14 horas, para tirar dúvidas e orientar os consumidores sobre seus principais direitos.
Fotos: Reprodução.