Quem resiste a um doce? A palavra por si só já é uma grande tentação. Seja você homem ou mulher, haverá de confessar que alguns doces nos fazem percorrer quilômetros atrás deles, e até esquecer as dietas.
Como não existe nada melhor que descobrir novos sabores, o No Pátio deu a volta ao mundo para trazer dicas dos melhores doces para você fazer uma sobremesa diferente e servi-la em ocasiões especiais ou simplesmente satisfazer o seu paladar. Prontos para conferir estas deliciosas tentações tão difíceis de resistir?
1. Profiteroles – França
Esse manjar francês é uma criação de Popelini, um chef italiano, que trabalhava para Catarina de Médici, esposa do rei francês Henrique II.
Ingredientes:
Massa:
– 2 xícaras (chá) de água
– 1 colher (chá) de sal
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 4 ovos
– sorvete de creme
Calda:
– 200g de chocolate meio-amargo picados
– 1 lata de creme de leite sem soro.
Modo de preparo:
Massa:
Em uma panela, misture a manteiga, a água e o sal. Aqueça até a manteiga derreter. Deixe levantar fervura e desligue em seguida. Junte a farinha toda de uma vez e bata vigorosamente com a colher, até a massa se soltar das paredes da panela. Volte à panela ao fogo e continue a bater em fogo baixo por cerca de 30 segundos, só para secar a bola de massa. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo bem após cada adição até que a massa fique brilhante e macia. Unte uma assadeira e peneire a farinha de trigo. Faça bolinhas (do tamanho desejado) com a massa e coloque-as na assadeira. Pincele-as com gema de ovo. Asse em forno pré-aquecido por 25 a 30 minutos. Quando as bombinhas estiverem prontas, corte-as horizontalmente. Encha as bombinhas cortadas horizontalmente com o sorvete de creme e empilhe-as em uma travessa rasa.
Calda:
Derreta o chocolate em banho-maria, em seguida adicione o creme de leite. Mantenha essa calda aquecida e depois despeje a calda quente de chocolate por cima das bombinhas. Sirva imediatamente. Se ficar muito mole a massa use saco de confeiteiro.
2- Torta Banoffee – Inglaterra
É uma torta de banana inglesa, relativamente nova. Ian Dowding e Nigel Mackenzie, o chef e o proprietário do pub “The Hungry Monk” em Jevington, East Sussex, a criaram em 1972.
Ingredientes:
– 6 Bananas nanica
– Suco de meio limão
– 100 gramas de manteiga derretida
– 350 gramas de creme de leite fresco batido
– 8 colheres (sopa) de doce de leite de excelente qualidade
– 200 gramas bolacha Maisena ou Leite
– 2 colheres (café) de canela em pó
– 2 colheres de açúcar
Modo de preparo:
Descasque e corte as bananas em rodelas e misture-as com suco de limão. Moa a bolacha no processador ou liquidificador até que fique bem fina. Acrescente a manteiga e misture até obter uma massa. Em forma pequena escolhida ou em forminhas individuais, modele a massa no fundo e laterais da forma. Espalhe sobre a massa o doce de leite. Distribua por cima as bananas. Bata o creme de leite com o açúcar até obter um chantilly. Cubra as bananas com o chantilly e leve a torta para gelar por no mínimo 4 horas para que fique bem firme. Retire, pulverize a torta com canela em pó e sirva.
3- Cranachan – Escócia
Sobremesa escocesa feita em camadas de aveia tostada, embebida em uísque escocês, creme de chantilly, mel e framboesas frescas. A maneira tradicional de servi-la é trazendo pratos de cada ingrediente para a mesa para que cada pessoa possa montar sua sobremesa a gosto.
Ingredientes:
– 60g de farinha de aveia média
– 150g de framboesas
– 600ml de creme de leite
– 4 colheres de sopa de whisky de malte
– 2 colheres de sopa Drambuie
– 4 colheres de sopa de mel
Modo de Preparo:
Espalhe a farinha de aveia em uma assadeira e torradas em forno baixo ou sob a grelha até dourar. Não ficar a assistir, isso porque eles podem facilmente e rapidamente queimar. Misture 50g de framboesas no liquidificador até que se tornem suave. Bata o creme de leite até formar uma mistura dura. Dobre no uísque, Drambuie, mel, aveia e framboesa líquida. Divida entre os que servem óculos. Decore com as framboesas restantes.
4- Creme Catalana – Espanha
Típica da Catalunha, é a versão espanhola do crème brûlée francês (também chamado de crema de Sant Josep). O doce é feito com leite, açúcar, gemas e canela em pau, geralmente é servido em tigelas individuais. O toque final é a camada de açúcar caramelizado na superfície.
Ingredientes :
– 6 de ovos
– 2 colheres (sopa) rasas de maisena
– 1 Litro de leite
– 150 g de açúcar
– 2 canelas em rama
– Casca de um limão ou de laranja
– 200 g de açúcar para o caramelo
Modo de preparo:
Bata as gemas. Dissolva a maisena em 1 xícara (chá) de leite e misture com as gemas no mixer. Coloque o leite restante numa panela, com a canela, o açúcar, a casca de limão ou de laranja, e leve ao fogo brando. Quando começar a ferver, retire do fogo e incorpore a mistura de gemas aos poucos, mexendo cuidadosamente para não talhar. Volte tudo ao fogo brando, até começar a ferver, mexendo sempre. Retire do fogo, descarte a canela, a casca do limão e passe o creme para tigelas de boca larga, de preferência rasas. Deixe esfriar na geladeira de um dia para o outro. Numa frigideira, leve ao fogo 200 g de açúcar, mexendo até virar um caramelo. Espalhe no mármore ou numa fôrma, deixando endurecer. Moa até virar um talco. Cubra a superfície do creme com o caramelo moído usando uma peneira. Quanto mais fina for a camada do caramelo, mais elegante ficará a sobremesa.
5- Toucinho do céu – Portugal
Essa tentação é um dos pontos fortes da culinária lusitana.
Ingredientes:
– 250g de amêndoas
– 12 gemas
– 1 clara
– 75g de manteiga
– 15g de farinha de trigo
– 500g de açúcar
– 200ml de água
– Açúcar de confeiteiro para decorar
– Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Coloque as amêndoas em água fervente para clarear, retire as peles, escorra e bata em um processador até obter uma granulação fina. Misture-as levemente às gemas com a clara. Em seguida, derreta 50g de manteiga e misture a farinha de trigo. Em outra panela, coloque o açúcar e um pouco menos de uma xícara de chá de água e leve ao fogo baixo. Mexa até dissolver e formar uma calda. Sempre em fogo baixo, acrescente os ovos batidos e as amêndoas, misturando bem. Junte a essa mistura a farinha de trigo com a manteiga e mexa até engrossar.
Quando a mistura começar a soltar as laterais da panela e a grudar na espátula, retire do fogo e coloque em uma forma redonda, untada com o restante da manteiga. Depois, leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 30 minutos para assar. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Para terminar, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.
Só de ler já deu água na boca não é mesmo? Então corre para preparar e conta para a gente o que você achou. Se conhecer algum doce irresistível, também vale nos passar a receitar.
Fotos: Reprodução.