Na vida, temos certeza de muita pouca coisa. E certamente a morte é uma delas. Cedo ou tarde – e claro, que seja o mais tarde possível – todos nós vamos morrer. Mas, como seria se pudéssemos saber com antecedência quando vamos morrer? Pois é exatamente nisso que uma equipe de cientistas britânicos andaram trabalhando. Ou melhor, os cientistas do Kings College London, na Inglaterra, dizem ter desenvolvido uma forma de testar o quão bem ou mal o seu corpo está envelhecendo. Eles dizem que os resultados desses testes podem ajudar a prever quando uma pessoa vai morrer, identificar aquelas com alto risco de demência e com isso, controlar melhor questões como tratamentos médicos além de pensões e seguros.
A equipe do Kings College London diz que olhar a “idade biológica” de cada um de nós é mais útil do que o uso de uma data de nascimento. No entanto, o trabalho, publicado na revista científica Genome Biology, não fornece pistas de como para retardar o processo de envelhecimento. O teste procura uma “assinatura envelhecimento” nas células do seu corpo, comparando o comportamento de 150 genes.
Pesquisa genética pode dar indício de quando vamos morrer
O tal teste de quando vamos morrer foi desenvolvido pela inicialmente comparando 54.000 marcadores de atividade do gene em saudável, mas em grande parte sedentária, 25 jovens de 65 anos e em seguida, delimitar para uma contagem final de 150. O professor, responsável pelo teste que pode dizer quando nós vamos morrer, disse ao site da rede britânica de notícias BBC que “Existe um envelhecimento saudável que é comum a todos os nossos tecidos, e que parece ser prognóstico para um número de coisas, incluindo a longevidade e declínio cognitivo. Parece que a partir dos 40 anos em diante você pode usar isso para dar orientações sobre a forma como um indivíduo está a envelhecer.” Ou seja, é possível sim envelhecer com saúde e nosso corpo está programado para isso.
Segundo eles, “saúde” e “idade” são coisas completamente separadas. E embora algumas questões de estilo de vida, como passar o dia todo no sofá, possam ser ruim para sua saúde, eles não parecem afetar a velocidade seu corpo envelhece. A equipe acredita que combina fatores de estilo de vida e sua idade biológica dariam uma imagem mais precisa da sua saúde.
E então, se o teste que indica quando vamos morrer chegasse aqui pelo Brasil, você teria coragem de fazer?
Fotos: Reprodução