Câmara Municipal de Fortaleza recebe instituições de apoio à cultura

Acontece|Ceará|oportunidades

 

Uma forte característica da cultura nordestina é a literatura de cordel. A arte que reúne histórias ficcionais e realísticas, bem características do sertanejo, sobre os mais variados temas, como, vivência popular e “causos” rotineiros, quase já não pode ser vista em Fortaleza.

Em algumas ocasiões os cordelistas são vistos apresentando trabalhos nos eventos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ou na ação Viva Centro, que faz um trabalho de reabilitação do Centro da cidade visando qualificar culturalmente e valorizar o bairro, unindo forças com diversos equipamentos do entorno.

Com o objetivo de valorizar a cultura no estado do Ceará, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho, recebeu na tarde da última segunda-feira (14), seis instituições que compõe a ação Viva Centro.

Gerardo Carvalho Pardal, presidente do Centro Cultural de Cordelistas do Nordeste (entidade jurídica, sem fins lucrativos, que luta pela preservação da originalidade do cordel), enalteceu a importância da realização da Feira dos Cordelistas na Praça General  Tibúrcio, mais conhecida como Praça dos Leões. Foi solicitado também ao presidente que viabilizasse um ponto de apoio para que os cordelistas pudessem expor e vender os seus trabalhos.

cordelistas 2

O presidente Salmito Filho (PROS), marcará uma reunião com as entidades e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para debater essas e outras questões, além de uma possível concessão dos edifícios para o uso das instituições “A cultura pra mim é muito importante, e fundamental para uma identificação de uma nação, sociedade ou comunidade. Também identifico na cultura a possibilidade de construir uma economia, e no caso a economia do turismo histórico-cultural”, ressaltou o presidente da Câmara.

Salmito Filho também colocou a disposição das entidades os meios de comunicação da Casa Legislativa, TV Fortaleza e Rádio FM Fortaleza, para a produção e exibição de programas com conteúdo cultural.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter