Bem no mês da mobilidade urbana, a Ciclofaixa de Lazer pode soprar as velinhas de um ano de existência. Com cerca de quatro mil ciclistas a cada edição, o programa para todas as idades, que ocorre aos domingos , vem sendo percebido como uma opção de lazer seguro e deslocamento cicloviário, o que mostra uma boa aceitação do fortalezense em relação ao evento.
Tendo sido criado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), a Ciclofaixa chegou à sua 50ª edição ontem (20/09), com uma ampla programação cultural para toda a família, que ocorreu das 7 às 13 horas no Passeio Público e Parque do Cocó.
Quem participou do evento no Passeio Público, no Centro, pode participar das atividades de contação de histórias do projeto de leitura itinerante Pé de Livros e da Trupe do Palhaço Baratinha, que animou crianças e adultos com muitas brincadeiras e malabares. O evento contou ainda com shows de blues da banda Velhos Abutres, que tem forte influência musical dos Estados Unidos, com um tempero de rock clássico. Também foram distribuídas mudas de plantas nativas e ornamentais pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) no local.
Já no Parque do Cocó, a animação ficou por conta da Trupe do Palhaço Baratinha. No local, assim como no Passeio Público, foi disponibilizado o serviço de aluguel de bicicletas.
Para o secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia, que é coordenador do PAITT, “o momento foi de celebrar o sucesso de uma ação que vem ganhando mais adeptos a cada edição, mostrando que o fortalezense tem se aproximado cada vez mais da cidade, apostado num tipo de locomoção que não polui o meio ambiente, faz bem à saúde e que se mostrou uma ótima opção de lazer aos finais de semana”.
O No Pátio também entrou nesse coro por uma cidade muito mais bacana, com menos carros e poluição. Ah, e lembrem-se: dia 22/09 é considerado o Dia Mundial Sem Carro! Então, que tal começar a pensar desde agora em uma forma de ir trabalhar nesse dia deixando o carro em casa? Quer ir de bike?
Fotos: Reprodução.