Adoção é um tema presente na história desde a antiguidade, e são diversas as formas e os objetivos pelos quais ela é realizada até hoje. Atualmente, é cada vez maior o número de discussões voltadas ao tema, entretanto, o encaminhamento de crianças para adoção continua sendo um trabalho difícil no país.
No Brasil, o tema é um desafio de enormes dimensões, como já comprovaram algumas análises dos dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA). De acordo com os dados do CNCA, no país existem hoje mais de 5.500 crianças em condição de serem adotadas e quase 30 mil famílias na lista de espera.
Foi justamente esse o assunto abordado na Reportagem Especial da Rádio FM Assembleia (96.7MHz), que foi ao ar ontem (21), no programa Narcélio Limaverde. Com o tema “A evolução histórica do processo de adoção”, a reportagem foi dividida em cinco matérias, onde a série mostrou que o processo de adoção é uma das práticas mais antigas da humanidade.
Através das matérias os ouvintes também puderam conhecer um pouco mais sobre a Roda dos Expostos, instaurada pelo Papa Inocêncio III, um cilindro de madeira colocado em conventos e casas de misericórdia para receber crianças para serem cuidadas e adotadas. Assim como aspectos mais recentes, como as mudanças na Lei da Adoção, de 2009.
Participaram como entrevistados da série os deputados: Renato Roseno (Psol), Bethrose (PRP) e Augusta Brito (PCdoB). Também foram entrevistados a presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Lisete Gadelha; a professora do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rejane Vasconcelos; a coordenadora de pesquisa do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia, Annelise Grieser; e o especialista em Políticas Públicas Inovadoras, professor Tadeu Nobre.
A Reportagem Especial é uma produção de Fátima Abreu e Tarciana Campos, com edição de Nabucodonosor Queiroz, Jorge Luiz e direção de Ronaldo César. Para quem perdeu, as séries já apresentadas estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa.
Fotos: Reprodução.