O 67º Emmy Awards aconteceu no último domingo, mas quer apostar quanto que vai render assunto a semana inteira? Entre aqueles que concordaram comas premiações e os que discordaram, passando pelos looks do tapete vermelho tão comentados, sempre tem um outro acontecimento que se destaca ao longo de todo o evento. E sem dúvida, um desses acontecimentos marcantes foi o incrível discurso de Viola Davis no Emmy.
A atriz foi a primeira mulher negra nos 67 anos de premiação a ganhar uma estatueta de melhor atriz de série dramática. Viola levou o prêmio por seu papel da advogada e professora Annalise Keating na série “How to get away with murder”, e na hora do clássico discurso de agradecimento, ela arrebentou! O discurso de Viola Davis no Emmy lembrava das dificuldades que as mulheres negras têm de encontrar papéis de destaque em seriados. “Deixem-me dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”, disse a atriz emocionada.
Ela começou, na verdade, citando Harriet Tubman, uma ativista negra já falecida. Ela começou o discurso dizendo “Em meus sonhos e visões, eu via uma linha, e do outro lado da linha estavam campos verdes e floridos e lindas e belas mulheres brancas, que estendiam os braços para mim ao longo da linha, mas eu não poderia alcançá-las.” Depois, ao longo do discurso de Viola Davis no Emmy, a atriz fez referências aos autores de seriados, dizendo que eles têm redefinido os padrões de beleza através das novas séries. Confira o discurso de Viola Davis no Emmy Awards 2015:
[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=e0M6Zn2UDQA[/youtube]
Vale lembrar que nessa nova leva de seriados, as personagens principais, em geral, são mulheres com mais de 35 anos e uma beleza que vai além do corpo sarado de adolescente, vide séries como “Grey´s Anatomy”, “Orange is the New Black”, “Once Upon a Time” e outros mais. Mas infelizmente, nem tudo são flores. Logo após a premiação, discurso de Viola Davis no Emmy sofreu algumas críticas de outros companheiros de profissão de Viola. Assim foi o caso da atriz Nancy Lee Grahn, que postou em seu perfil no Twitter que “O Emmy não é um fórum de igualdade racial para oportunidades”. Mas pelo visto, ela logo se deu conta da mancada que estava dando, pois a mensagem logo foi apagada e substituída por um pedido de desculpas. “O Twitter pode trazer para fora o melhor e, nesta noite, o pior de nós”. Eis um caso de que, se não tem nada de bom a dizer, é melhor ficar calada, hein???
Fotos e vídeo: Reprodução