Ex-jogador Nando recebe título de cidadão de Fortaleza

Acontece|Atualidades|Ceará


O ex-jogador do Ceará Sporting Club, Fernando Antunes, conhecido por “Nando”, ajudou a formar a base de jogadores que conquistou o Nordestão de 1969. Perseguido por suas convicções políticas durante a Ditadura Militar de 1964 a 1968 ele teve sua carreira de atleta bruscamente interrompida, vindo a ser o primeiro jogador de futebol a receber Anistia Política.

Reconhecendo a importância do ex-atleta, a Câmara Municipal de Fortaleza concedeu na última segunda-feira (28) o título de Cidadão de Fortaleza ao professor e ex-jogador de futebol, Nando. A homenagem foi proposta pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovada, por unanimidade, pela Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, representando o presidente da Casa, o vereador Salmito Filho.

Ao saudar o homenageado e os presentes, o vereador Evaldo Lima disse que conheceu a trajetória de Nando através de Mário Albuquerque, que afirmou ter sido ele o primeiro jogador de futebol a receber a anistia. “Ele jogou no Ceará Sporting Clube, em 1968, e foi um grande jogador”, revelou. O parlamentar afirmou ainda que futebol é inspiração para o que há de melhor. É uma alegoria perfeita que representa a vontade de vencer do povo brasileiro. “É impossível pensar o Brasil sem se falar de futebol”.

A mesa dos trabalhos foi composta por: Carlos Campelo Costa Júnior, secretário-executivo da Secretaria de Esporte de Fortaleza; Marcos Gaúcho, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado Ceará; Mário Albuquerque, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Vera Felício, presidente do Centro Cultural do Ceará Sporting Clube; Inês Cabral, coordenadora da ala feminina do Ceará Sporting Clube; Francisco Ernande da Silva, o Mirandinha, ex-embaixador da Copa no Ceará de 2014.

Ex-jogador  2

Logo após receber o título de Cidadão de Fortaleza das mãos do vereador Evaldo Lima, o ex-jogador Nando recebeu uma homenagem da torcida do Ceará Amor. Durante os agradecimentos ele observou que foi convidado para fazer várias palestras no interior cearense na companhia do jogador Rondinelli e recordou as cidades do estado pelas quais já passou. Finalizando os agradecimentos ele afirmou que se sente feliz por se tornar cidadão fortalezense.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter