Se tem uma coisa que muita gente sabe é da crise hídrica pela qual o Brasil vem passando. Estados como São Paulo enfrentam uma grave seca, com o desabastecimento quase completo de sua principal reserva de água: o Sistema Cantareira. E como muitos sabem também, um dos principais motivos para o desabastecimento de água não é apenas a escassez de chuva, mas também o desmatamento e o aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera, fatores que contribuem para o aquecimento global.Muitas empresas, como forma de cuidar do meio ambiente, promovem o plantio de árvores como forma de compensar as emissões de carbono que elas produzem. A compensação de emissão de carbono se dá através de um cálculo que quantifica a quantidade de CO2 (gas carbônico) liberado por uma empresa no seu cotidiano e quantas árvores seriam necessárias para limpar esse gás da atmosfera. Feito esse cálculo, resta à empresa plantas as árvores e, assim, tentar compensar o planeta Terra pela poluição produzida.
Sendo assim, a empresa de materiais de construção Leroy Merlin fez um belo ato a favor da natureza. Entre 2014 e 2015, a empresa abriu várias novas filiais em todo o Brasil – incluindo uma loja em Fortaleza. O plantio aconteceu no último de 31 de agosto e reuniu vários funcionários em São Paulo. Ao todos, foram plantadas 21 mil mudas de árvore próximo ao Sistema Cantareira.
Essa não foi a primeira ação de compensação de emissão de carbono que a empresa fez. Desde 2010, a Leroy Merlin já vinha plantando 79 mil árvores. “Com essas 21 mil que plantaremos no Sistema Cantareira chegaremos à marca de 100 mil árvores que ajudarão na recuperação da Mata Atlântica no país”, diz Patrick Leffondre, diretor regional da Leroy Merlin em São Paulo, ao site Segs. Mas há 17 anos ela tem um programa de sustentabilidade, que sempre busca minimizar os impactos de sua produção na natureza.
Bem que mais empresas poderiam aderir à compensação de emissão de carbono, não acham?
Fotos: Reprodução