Novas regras para a meia-entrada cultural ganham destaque na Câmara

Acontece|Atualidades|Fortaleza



Durante os anos 50 – quando os eventos culturais eram caríssimos – e durante os anos 90 – quando a grande maioria da juventude excluída socialmente passou a ter acesso ao cinema graças à carteirinha da UNE -, a meia-entrada foi um importante instrumento de democratização da cultura. Até hoje se pode afirmar que ela faz diferença na vida de muitos estudantes que não têm condições de pagar o valor total dos ingressos em eventos culturais, esportivos ou de lazer.

Na última terça-feira (6), o governo federal publicou um decreto com as regras para a emissão de meia-entrada no País, que passam a valer a partir de 1º de dezembro. O benefício que prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e deficientes de pelo menos 40% dos ingressos em espetáculos artísticos, culturais e esportivos foi destacada pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), na Câmara Municipal de Fortaleza durante o pequeno expediente de ontem (quinta-feira, 8).

Para o parlamentar o benefício se trata da reafirmação de um direito fundamental dos estudantes, que agora contam com regras claras e comuns em todo o Brasil. “Vibro com esta conquista, pois a questão da meia-entrada também foi bandeira do nosso mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. Através da Lei 217/2013, asseguramos aos estudantes 50% de abatimento no preço de ingresso cobrado em estabelecimentos teatrais, musicais, cinematográficos e circenses, tendo como escopo ampliar a fiscalização do direito à meia em Fortaleza”, afirmou o vereador.

meia-entrada 2

Evaldo destacou ainda que a rede do movimento estudantil, centros acadêmicos, diretórios centrais, uniões estaduais e municipais, poderão emitir o documento nacional do estudante adequado ao padrão nacional, e afirmou que há também a garantia de que os produtores culturais reservem um mínimo de 40% dos ingressos de cada evento para a meia-entrada.

É importante ressaltar que a partir de dezembro, só vão valer para a meia-entrada as carteirinhas feitas por filiadas a três entidades: a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a Une e a Associação Nacional de Pós-Graduandos.

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter