A pedofilia e a exploração sexual são crimes perversos que podem surgem de onde menos se espera. Quando se trata de crianças e adolescentes, as causas da exploração sexual apresentam causas múltiplas e complexas, que podem estar relacionadas com questões sociais e econômicas, dentre outras, que dificultam o seu enfrentamento. Este tipo de violência não só assusta como também está coberta por um manto de tabu e silêncio.
Buscando chamar a atenção da população sobre a questão, o vereador Eulógio Neto (PSC) destacou no seu pronunciamento, durante expediente na sessão ordinária da última terça-feira (13), que irá apresentar, em ato solene na Câmara Municipal de Fortaleza, um projeto para a criação de cartilha informativa sobre os crimes de pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Segundo o parlamentar, o evento será realizado na primeira sexta-feira de novembro, tendo como objetivo alertar a sociedade em geral e as autoridades sobre os cuidados necessários para combater a ação de criminosos.
É comum observarmos um grande número de homens europeus desembarcarem no Brasil – especialmente no nordeste – em busca de sexo barato, incentivando assim a exploração sexual. Antes, a maioria dos turistas sexuais que vinham ao Brasil costumava vir a Fortaleza, mas o governo do estado e a prefeitura, intensificando a investigação e punição dos criminosos, vem mandando uma clara mensagem a esse tipo de turistas, demonstrando que eles não são bem vindos por aqui.
Eulógio ainda pontuou em seu pronunciamento acerca das intervenções do poder executivo no que tange a coleta do lixo e a operação Tapa Buraco. “Temos que fiscalizar e cobrar da prefeitura, mas também da própria comunidade, por isso estamos com a campanha “Mantenha seu bairro limpo”, para que a população se conscientize e só coloque o lixo pra fora nos dias da coleta.”, frisou. Quanto à recuperação das vias, Eulógio informou que a prefeitura já concluiu cerca de 90% delas.
Fotos: Reprodução.