Como todo mundo já está cansado de saber, sexo é gostoso. Será? Segundo um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, quase metade das mulheres já experimentou pelo menos uma vez na vida a depressão pós-sexo (PCD, na sigla em inglês). Em vez de sentir prazer e satisfação, algumas mulheres podem ficar melancólicas ou até mesmo agressivas com o parceiro depois de transar.
De acordo com a pesquisa, 46% delas já vivenciaram este tipo de sentimento e 5% das entrevistadas relataram ter tido a experiência nas quatro semanas anteriores à entrevista. A constatação se deu através de um formulário online em que psicólogos da Universidade de Tecnologia Queensland, na Austrália, entrevistaram 230 estudantes universitárias de diferentes etnias. Todas elas tinham mais de 18 anos e eram sexualmente ativas.
Segundo os pesquisadores, não houve relação entre a depressão pós-sexo e o nível de intimidade com o parceiro, e que isso pode ter relação com as mudanças hormonais provocadas pelo orgasmo – essa dança de hormônios pode, inclusive, provocar crises de enxaqueca logo depois do clímax.
Um dos responsáveis pela pesquisa, o Dr. Robert Schweitzer, afirmou que os estudos mostram que as emoções pós-coito têm relação com questões de evolução e, por isso, é fundamental continuar a investigar as emoções negativas que muitas mulheres sentem depois do sexo.
Pesquisas realizadas anteriormente já mostraram que o problema é mais comum em mulheres que já sofreram algum tipo de abuso, tanto sexual quanto emocional, mas ainda são necessárias mais análises para compreender o motivo que leva o fenômeno a ocorrer.
Portanto, se você fica triste após as relações sexuais, não se sinta mal. A depressão pós-sexo é comum entre homens e mulheres de todas as idades, sendo mais recorrente para o sexo feminino. O sentimento de vazio melancólico ou irritabilidade pode aparecer após o momento que se convenciona como um dos mais prazerosos e felizes.
Fotos: Reprodução.