Motivos para você não querer parar de dançar nunca mais

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida


Já diziam as nossas avós, quem dança os males espanta. O ditado original não é exatamente assim, mas esse também é verdadeiro na hora de falar sobre as muitas razões para não desejar parar de dançar até que você esteja bem velhinha. Além de benefícios relacionados à saúde física, a dança pode oferecer uma leveza para a alma – coisa de quem se preocupa apenas em dar um passo de cada vez.

Para quem não consegue entrar no ritmo, saiba que isto já não é desculpa para não se arriscar na modalidade. Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, analisaram mais de 300 músicas do mundo inteiro e descobriram que, em qualquer lugar do planeta, elas repetem as mesmas duas ou três batidas. Dessa forma, todo mundo consegue dançar parecido, no mesmo compasso.

Agora que o No Pátio mostrou um motivo, cientificamente comprovado, para você não se sentir desengonçada enquanto dança, apresentamos outras razões para sair por aí bailando – sozinha ou acompanhada -, que irão fazer com que você não  queira parar de dançar nunca mais.

– Conseguir o corpão tão desejado

Dá para queimar (muitas!) calorias e ainda fortalecer os músculos enquanto dança. Aulas de jazz e zumba pegam pesado no aeróbico. Em movimentos intensos e com a frequência cardíaca lá em cima, a pessoa chega a perder até 650 calorias em uma aula de hip hop, por exemplo. Já o balé tonifica o corpo todo ao trabalhar a contração muscular com movimentos técnicos da dança. E não precisa ter “fitness” no nome para funcionar: toda modalidade pode ser direcionada para esse lado. Depende do conhecimento do professor – que para dar uma aula fit deve ser formado em educação física – e dos seus objetivos.

– Dar adeus ao estresse

A dança mexe com as emoções e não é só durante aquela música romântica! Ao encarar um treino de balé ou ao despertar seu lado Lana Del Rey na balada, seu sistema límbico é ativado, o que faz com que hormônios, como a serotonina e a endorfina, sejam liberados. Aí vem a sensação de bem-estar físico e emocional.

parar de dançar  2

– Aumenta a autoestima

Por ser muito divertida, a dança é benéfica para pessoas que estão se sentindo por baixo. Conforme a cada aula você for superando novos desafios: seja um movimento ainda inédito para aprender, seja superar a timidez de fazer isso na frente de todo mundo. Você passa a perceber que é capaz de alcançar novos objetivos e se sente melhor consigo. E, a cada passo dominado, seu humor se eleva. No fim, você percebe a capacidade de melhorar gradativamente e usa o ensinamento para lidar com situações que causam ansiedade fora da sala de dança.

Para não  parar de dançar e usufruir dos benefícios da dança, só há uma coisa a ser feita: partir para a prática! Encontre uma escola de dança, matricule-se e  encontre o seu estilo – ou teste vários.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter