O maior movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente, o programa Limpa Brasil, teve sua solenidade de abertura em Fortaleza no último sábado (24/10), no parque do Cocó. A iniciativa integra uma ação internacional, o Let’s do it!, que promove diversas ações de limpeza e conscientização no mês de outubro em diversos países. As atividades prosseguem até dezembro, com a realização de palestras, oficinas e debates em torno do assunto.
Durante o evento, a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, destacou que a reciclagem, os bons hábitos e a destinação correta do lixo geram um ganho para a economia, o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente nas cidades, informando ainda que cerca de 40 escolas municipais estão envolvidas com o evento, participando, inclusive, de gincana para a conscientização sobre a educação ambiental.
A titular da Seuma também lembrou que o Limpa Brasil já era um trabalho desenvolvido pela administração municipal e ressaltou a importância de esclarecer e formar uma nova consciência sobre o manejo dos resíduos sólidos, o que leva à reciclagem e ao destino final do lixo da forma mais correta.
A solenidade de abertura foi precedida pela ação de um grupo de escoteiros, que fez a retirada de lixo no entorno do mangue do Parque do Cocó. À tarde ocorreram diversas atividades, como aula gratuita de ioga, além de atrações musicais com as bandas Big Band, Pukabanda, DanDan e Forró Boca a Boca.
Estiveram presentes no evento, dentre outros, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Artur Bruno, os empresários Edson Queiroz Neto e Ticiana Rolim, e um dos fundadores do projeto no Brasil, Tião Santos.
O Movimento Limpa Brasil foi lançado oficialmente em Fortaleza no ano de 2009, pelo prefeito Roberto Cláudio. A campanha surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro.
Fotos: Reprodução.