Novas medidas de melhoria para a educação no Ceará foram anunciadas pelo governador Camilo Santana, juntamente com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, na manhã de ontem (quarta-feira, 28), durante a entrega do “Prêmio Escola Nota Dez”, no Centro de Eventos de Fortaleza.
Durante o evento, o governador anunciou três iniciativas, que serão enviadas como forma de projeto de lei para a Assembleia Legislativa: a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) até o 9º ano do ensino fundamental no estado; a destinação de parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a área da educação; e a criação de uma premiação específica para os municípios com melhores resultados no Spaece, além do prêmio em dinheiro que já é entregue às escolas. Desta forma, o Governo do Estado do Ceará destinará mais recursos ainda para investimentos em educação nas cidades que se destacarem nas avaliações.
Durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, destacou a melhoria do ensino e o crescente número de investimentos no setor pelo estado. “Não tenho dúvidas que esta premiação é a maior festa que temos no estado do Ceará. Hoje, o Ceará é o estado que mais cresce no Brasil. E são vocês que ajudam a fazer esse país crescer, pois é através do esforço de cada um de vocês que teremos um futuro ainda mais promissor para o Brasil”, destacou o ministro.
Referência em educação, a vice-governadora do estado do Ceará e ex-secretária de Educação, Izolda Cela, afirmou durante seu discurso no evento que a educação é a prioridade do seu governo. Izolda também teceu elogios a Camilo Santana para cerca de seis mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, diretores, professores e alunos de todos os municípios cearenses, que prestigiaram a solenidade.
Ainda durante a cerimônia, foi realizada a entrega da homenagem de Honra ao Mérito Póstuma para o professor Edgar Linhares. Nascido em Santa Quitéria, o docente era membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987, presidindo o órgão entre 2007 e janeiro deste ano. A filha do professor recebeu a homenagem, destacando os serviços e ações dedicadas a educação em seus 60 anos de magistério.
Fotos: Reprodução.