Guilherme Afif Domingos foi nomeado, na última quinta-feira (29), como o novo diretor executivo do Sebrae Nacional. Eleito pelo Conselho Deliberativo Nacional do órgão, o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa tem exercido, há quase quatro décadas, um papel central em todos os processos que resultaram no estímulo e na valorização dos negócios de pequeno porte no Brasil.
Para o início do mandato à frente da instituição, Afif afirmou que há quatro pontos que serão vitais em sua gestão: a implementação da REDESIM em todo o País; o Projeto Jovem Aprendiz; a criação de políticas públicas mais vigorosas para os pequenos negócios, principalmente com relação à concessão de crédito; e a estruturação do Programa Crescer Sem Medo, que tem a missão de melhorar o ambiente jurídico para as micro e pequenas empresas.“Pretendo dar continuidade às ações que já vinham sendo executadas pelo Sebrae. Mas vamos estudar novas missões, pois agora a instituição assume uma responsabilidade ainda maior no cenário nacional”, afirmou Afif. Questionado sobre o atual momento financeiro do Brasil, o presidente recém-eleito mostrou-se confiante. “A crise é muito boa para nós, porque nos leva a fazer mais com menos, aumentar a eficácia. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar”, afirmou o diretor executivo do Sebrae Nacional.
Nascido em São Paulo e formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, Guilherme Afif acumula papeis importantes, como a presidência da Associação Comercial e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, tendo então lançado a campanha De Olho no Imposto, que colheu mais de 1,6 milhão de assinaturas para respaldar o projeto de lei que regulamenta o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que é de sua autoria; e também a presidência do Conselho do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
Além do presidente, a diretoria executiva do Sebrae Nacional é composta por mais dois diretores. A atual diretora-técnica Heloísa Menezes, que permanece na função e Luiz Barretto, que deixa o cargo de presidente para assumir a Diretoria de Administração e Finanças, no lugar de José Claudio dos Santos, que passa a gerir a Universidade Corporativa Sebrae (UCSebrae).
Fotos: Reprodução.