Novembro azul: a vez dos homens contra o câncer

Comportamento|Estilo de Vida|Saúde


O penúltimo mês do ano é ideal para colocar ordem na casa, planejar o ano seguinte e principalmente cuidar da saúde. É durante o mês de novembro que todo o País se veste de azul e engana-se quem pensa que isso faz parte de uma nova tendencia fashionista. A mobilização, na verdade, faz parte da campanha “Novembro Azul”, que visa promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame preventivo.

Os próximos 27 dias, portanto, são dedicados para conscientizar os bonitões sobre a importância da prevenção e diagnóstico da doença. Entidades médicas de todo o mundo apoiam o movimento que se originou na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). Aqui no Brasil, a campanha foi lançada oficialmente no último domingo (1º), durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro. 

O tumor é o tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para os de pele não melanoma. Este ano estima-se que o Brasil registre em média 70 mil casos da doença. Conforme as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um diagnóstico a cada 7,6 minutos. O número chega a ser superior ao que foi registrado no ano passado.

Segundo o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco do Novembro Azul é conscientizar o público masculino para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos. O médico alerta que os homens que possuem um fator de risco maior, que são os afrodescendentes e os que têm história familiar forte para câncer de próstata, são os que devem ficar ainda mais atentos.

Novembro Azul

Se comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres, o câncer de próstata é uma doença que acomete os homens em maior escala. Um dos principais fatores, além da falta de informação, ainda é o preconceito com o exame de toque retal. Assunto que, na cultura machista que os brasileiros insistem em cultivar, muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens.

O No Pátio abraçou a campanha do Novembro Azul e para quem deseja não só vestir o País de azul, mas também se vestir com essa cor linda, nossa editoria de moda preparou incríveis looks masculinos e femininos pra todo mundo abraçar a causa e sair arrasando in blue por aí! Clique aqui e confira as dicas.

 

 

Fotos: Reprodução. 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter