"A mãe de hoje": 73% delas gostariam de ser mais firmes

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Estabelecer limites e fazer com que os seus filhos os cumpram é fundamental na hora de educá-los. Mas como é a mãe dos dias de hoje? O que ela pensa? O que quer para os seus filhos? O que prioriza para o futuro das crianças? Será que ela é mais emocional ou mais racional?

Foi o que buscou entender o levantamento “A mãe de hoje“, realizado em março deste ano. Para tentar responder essas e outras questões, os pesquisadores convocados pela empresa PetiteBox, clube de assinaturas para gestantes, mães e crianças de até dois anos, entrevistaram 3200 mulheres de todo o Brasil, visando ilustrar melhor o perfil das mães da atualidade.

Para o coordenador do estudo e especialista em comportamento do consumidor, Felipe Wasserman, dois pontos chamaram a sua atenção nos resultados da pesquisa. “A resposta que mais me surpreendeu foi sobre o tipo de mães que elas pretendem ser. Em 73% dos casos há o desejo de ser firme”.

O pesquisador explica que em pesquisas como esta as respostas tendem a ser ligadas com comportamentos mais emotivos, como “carinhosa, amorosa e doce”. Outro dado que se destacou é que, para grande parte das mães, o maior desejo para os filhos é de amor e felicidade (42%), na frente de sucesso e dinheiro (11%).

A mãe de hoje 1

A pesquisa “A mãe de hoje” também revelou que em relação ao futuro dos filhos, a maior preocupação das mulheres é, em primeiro lugar, com à saúde (34%). A segurança vem na segunda posição (28%), em terceiro está a educação (27%) e, somente em último, a questão do dinheiro (11%).

Quando perguntadas sobre qual palavra define “mãe”, 50% das entrevistadas respondeu “amor”. Outras expressões que surgiram foram “segurança”, “proteção” e “entrega”.

Os resultados da pesquisa revelam ainda o lado emotivo das mulheres. Um ponto interessante foi observar que o momento em que se sentiram mães é muito diferente entre as mulheres: 51% já se sentia mãe quando ainda estava grávida; 24% somente depois que o bebê nasceu; e 12% já se sentia mãe antes mesmo de engravidar!

E você, como considera o comportamento e a educação que “A mãe de hoje” oferece à seus filhos? O No Pátio quer saber…

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter