O número de microempreendedores dentro das comunidades está aumentando. Com o intuito de incentivar os negócios e, consequentemente, fortalecer a economia de onde eles estão instalados, o Sebrae Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, lança hoje o projeto Sebrae nas Comunidades.
Contribuindo para o desenvolvimento econômico e social a partir do apoio aos pequenos negócios, o projeto irá atuar dentro da Regional I, que é composta pelos bairros: Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Moura Brasil, Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Vila Ellery, Monte Castelo e Farias Brito.
Para Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae, as ações que serão desenvolvidas nessas comunidades irão ajudar a incrementar o desenvolvimento econômico daquela área e promover transformações sociais, gerando um ciclo virtuoso da economia local, visando tornar o ambiente ainda mais favorável aos pequenos negócios.
A escolha da Regional I se deu através de um diagnóstico realizado pelo Sebrae Ceará. No estudo, os segmentos de confecção, comércio varejista, economia criativa e turismo foram apontados como as vocações com maior potencial de ajudar a dinamizar a economia dos bairros contemplados pelo projeto.
O mesmo estudo identificou que, no conjunto dos dez bairros que fazem parte da Regional I, residem cerca de 9% da população total de Fortaleza. No entanto, apesar de populosa, a área apresenta um baixo dinamismo econômico, representando apenas cerca de 5% do total dos rendimentos mensais domiciliares de Fortaleza.
A iniciativa do Sebrae Ceará, além de incentivar o crescimento dos empreendedores das várias regiões de Fortaleza, também visa dar continuidade ao Movimento “Compre do Pequeno Negócio”. A solenidade de lançamento do projeto Sebrae nas Comunidades será realizada no Cuca Barra do Ceará.
Esta é uma das iniciativas mais legais que o Sebrae já realizou! O fortalecimento do pequeno negócio é importante não só sob ponto de vista econômico, como também por questões sociais. Afinal, o crescimento da economia local gera mais oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas.