Detox: Saiba a verdade sobre ele

Comportamento|Estilo de Vida|Saúde


O sucesso das dietas desintoxicantes – ou “detox”, como são popularmente conhecidas – começou entre as celebridades, que atribuíram o corpo em forma, sem sobra de gordurinhas ao método. Logo ele virou febre em todo o mundo! Atualmente é difícil encontrar uma mulher que não se renda a esperança de não só emagrecer como também aumentar a vitalidade, a imunidade, melhorar a digestão e até o estado de espírito que a dieta detox promete.

No entanto, o método – que se baseia na exclusão de alimentos processados e álcool e na baixa ingestão de calorias, por meio de pequenas quantidades de frutas, legumes, água e de suplementos que aceleram a eliminação de substâncias pelo corpo – divide a opinião dos profissionais da área de saúde e nutrição, já que faltam estudos que comprovem a eficácia desse tipo de cardápio.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, a perda de peso rápida proporcionada pelo cardápio detox vem do baixo consumo de calorias por dia. O que não se trata de nenhuma fórmula mágica, já que essa redução radical resulta na perda de peso.

Detox 2

Um fator que está causando polêmica entre os que não são a favor da dieta detox é o seguinte: Se com a vida moderna estamos muito mais expostos as toxinas, que o método se empenha em eliminar, será que conseguimos nos livrar de todas essas substâncias mesmo?

Segundo os cientistas, não há poder nos alimentos que possa auxiliar uma função de limpeza que temos em nosso próprio organismo, feita por rins e fígado. No entanto, não há nenhum problema em acreditar que uma combinação de ingredientes naturais possa colaborar para desintoxicar, desinchar e detonar a gordura extra.

Entretanto, até os profissionais que são a favor do detox desaprovam a versão apenas com líquidos. “Encarar um cardápio baseado em apenas sucos pode levar à sérios problemas de saúde como a desnutrição, pois podem faltar na alimentação proteínas de qualidade e gorduras mono e poli-insaturadas. Nutrientes essenciais para o organismo”, esclarece o nutricionista, Paulo Gondim.

Náuseas e dores de cabeça não compensam a perda de líquidos que ilude na balança e é rapidamente recuperada. Dessa forma, uma dica é ao tomar a bebida (um copo de 250 ml) consumir alimentos sólidos como frutas e verduras, para que o corpo não sofra carências nutricionais.

Resumindo, os médicos afirmam que a palavra detox é um contra-senso. O corpo humano é um grande filtro que sintetiza e expele as substâncias nocivas que entram nele. Se você está saudável, seu corpo eliminará o que não necessita.

E você, é favor ou contra as dietas detox?

Fotos: Reprodução?

Inscreva-se na nossa newsletter