Quem pensa que o Rock in Rio é só diversão e nada de responsabilidade social, se engana. A edição 2011 do festival, que retorna ao Rio de Janeiro, trabalha com algumas ações de sustentabilidade, certificadas pela Sociedade Ponto Verde, com o objetivo de melhor aproveitar todo o lixo que é produzido durante os sete dias de festival.
As duas edições anteriores do Rock in Rio em Portugal, já certificadas com o selo da Sociedade Ponto Verde, obtiveram bons resultados em suas ações, chegando a acumular 145 toneladas de resíduos para serem reciclados em Lisboa.
Confira as ações que estão sendo promovidas pela organização do Rock in Rio 2011:
1. Coleta seletiva
A organização do evento informa que estão sendo investidos mais de 200 mil reais, para que os objetivos de coleta e destinação do lixo sejam atingidos, inclusive do material utilizado para montagem e desmontagem da Cidade do Rock. Os resíduos coletados durante o festival serão vendidos e gerarão receitas para a Cooperativa Barracoop, que está agindo em parceria com a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).
Além da ajuda do público, que irá receber sacos próprios para a ação, os lojistas, patrocinadores e fornecedores também terão equipamentos de coleta. Equipes foram formadas para conscientizar as pessoas acerca da importância de se fazer a separação do lixo gerado.
2.Resíduos orgânicos
Os resíduos orgânicos produzidos durante o festival serão transformados em adubo e usados em pelo projeto “Rio Capital Verde”, um programa de reflorestamento da mata do Rio de Janeiro.
3.Emissões de carbono
As emissões de carbono serão neutralizadas através de co-financiamento de projetos de seqüestro de carbono e de estudo de novas tecnologias para a redução das emissões.
4. Transporte Público
Ainda com o objetivo sustentável de diminuir emissões de carbono, o festival disponibiliza uma linha de ônibus para o deslocamento das pessoas até o local do evento, que não possui estacionamento. Essa ação visa conscientizar as pessoas a usarem o transporte público, diminuindo o fluxo de veículos e stress de ficar em um engarrafamento para chegar ao festival.
5. Porta-bitucas
Serão distribuídos 100 mil “porta-bitucas” para o público, estimulando as pessoas a não jogarem os restos dos cigarros no chão.
6. Reutilização da madeira
Toda a madeira utilizada na estrutura da Cidade do Rock será reaproveitada, doada à ONG´s ou poderá ser transformada em material para a construção civil. O que não puder ser reaproveitado será descartado em aterros sanitários.
7. Formando Jovens através da música
O projeto Por Um Mundo Melhor, está trabalhando com algumas ações este ano que visam a capacitação musical de jovens. Na Campanha Nacional de Doação de Instrumentos Musicais, ONG`s serão beneficiadas pela doação de instrumentos, novos ou usados, para poderem trabalhar com a formação de jovens através da música. A Oficina de Capacitação de Luthier, montada pelo evento, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, tem o objetivo de capacitar os jovens para se tornarem assistentes de Luthier, especializados em consertos e manutenção de equipamentos. Além das ações ainda haverá a montagem de salas de música e de capacitação de professores em escolas do Rio de Janeiro.
Com todas essas ações sustentáveis, a organização dessa edição do Rock in Rio deixa claro estar preocupada com o meio ambiente e com a responsabilidade social, além de garantir diversão ao seu público!
Foto: Reprodução