A bebida certa para cada tipo de queijo

Comportamento

 Aprenda a combinar queijos e vinhos para ter uma experiência gastronômica incrível com os amigos

queijos

A origem dos queijos é incerta para os especialistas, mas sabe-se que os queijos ganharam fama por sua variedade, facilidade de transporte, durabilidade, riqueza nutritiva e sabor. São centenas de tipos, para todos os gostos e ocasiões. Suaves ou intensos, os queijos têm aromas característicos e texturas variadas. É possível combiná-los com um bom vinho, pães e frutas. Combina com todas as refeições, desde o café da manhã até o lanche da tarde. Aprenda a combinar queijos com os mais variados vinhos:

Brie

qbrie_nopatio

É de origem francesa, tem uma massa macia e semimole, quase pastosa. É um queijo tipo maturado externamente por um fungo, apresentando casca branca e aveludada. Leva de 25 a 40 dias para poder ser consumido. Para acompanhar, a bebida ideal é um chardonnay, que é um tipo de vinho branco, ou um tinto Shiraz. Espumantes Rosé e Riesling também são ótimas companhias para o queijo brie. Se fizer preferência por cerveja, escolha as de corpo médio.

Chèvre (cabra cremoso)

qchevre_nopatio

Seu nome significa cabra em português, pois é fabricado com o leite desse animal. Também é de origem francesa e geralmente é visto em forma de pequenos rolos, com casca branca e aveludada. A consistência é macia e a massa se esfarela. Combina bastante com o vinho branco seco, tipo Sauvignon Blanc. Espumantes também são uma boa pedida para combinar com o queijo.

Parmesão

qparmesão_nopatio

Sua característica principal é o sabor picante e sua massa seca. Tem uma textura granular e passa por longos períodos de maturação. A produção nacional é quase totalmente destinada à ralação. Se o parmesão for muito salgado, é melhor consumi-lo acompanhado de um bom Merlot francês, mais estruturado.

Camembert

qcamembert_nopatio

É fabricado através de uma produção bem artesanal e sua presença no Brasil vem crescendo. É pulverizado pelo mesmo fungo do queijo brie e é mantido em câmaras de maturação. Esse tipo de queijo vai bem com um vinho tinto tipo Shiraz para os mais maduros e um chardonnay para os jovens. Também vai bem com espumantes rosé e cervejas como as do tipo Lager.

Juntar os amigos para beber e comer queijo pode ser mais uma opção de informal de se reunir, mas é cheia de personalidade. Além de ser uma experiência gastronômica divertida. Os queijos podem ser servidos em tábuas de madeira, vidro ou cerâmica. Acrescente detalhes como cestas com pães, amêndoas, castanha de caju e até amendoim. Frutas como pêra, uva, maça e cereja também são bem vindas. Faça cortes nos queijos para irem direto para a boca, sem necessidade de novos cortes ou muitas mordidas.

Uma seleção de cinco ou seis queijos finos é o suficiente para uma ótima noite. O ideal é que sejam comidos os queijos de sabor mais suave para o mais acentuado, mas deixe os queijos todos a mão dos convidados para que ele se sinta a vontade para experimentar o que mais gosta logo no começo. O sabor dos pães que acompanham os queijos não devem se sobressair. Que tal chamar os amigos para uma boa degustação de vinhos e queijos?

 

Fotos: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter