No mundo da moda tudo muda muito rápido, é quase impossível acompanhar as novidades e mudanças nas tendêncas. Na moda masculina também. Ora o moderno é deixar a camisa aberta ou tirar os botões, ora o legal mesmo é andar com a camisa abotoada até o útimo botão, quase como uma gola tartaruga. E você, tem dúvidas sobre como usar a sua camisa? Na verdade existe um duelo entre as principais escolas de moda masculina do mundo. O estilo clássico inglês e o clássico cool italiano. Mostramos como surgiram e como usar essas tendências bastante em alta para fazer sucesso com suas camisas por aí.
O estilo “gigolô”
A open-necked shirt , que deixa a camisa desabotoada nos primeiros botões, exibindo o colo, ganhou forma através de referências que podem ter vindo do imaginário do cinema através do conquistador, o Don Juan, o “Conquistador de Sevilha”, e ainda de figuras como Zorro. John Travolta com seus embalos de sábado à noite influenciou toda uma geração nos anos 70, bem como a cultura de pista. Nos anos 70, temos Saint Laurent, que se deixa influenciar, e veste o “conquistador” desse tempo. Nos anos 80/90, Gianne Versace faz a cena dos excessos. E camisa aberta se tornou tendência.
Tom Ford
Tom Ford é o maior expoente desse estilo. Quem deseja se arriscar nesse sentido deve tomar o próprio Tom Ford como exemplo. Extravagância pode, mas conservando a mesma estirpe do gentleman britânico.
Já o estilo Buttoned-up ou estilo “inglês” de camisa, tem inspiração vinda dos intrépidos teddy boys nos anos 50 – garotos ingleses da classe proletária, que gostavam de rock e tinham um estilo de vestir inspirado na época eduardiana – ou nos “bebop-moods” os anos 60 – jovens que se opunham aos Teddy boys, oriundos de classes trabalhadoras, que usavam roupas mais comportadas e ouviam Rhythim and Blues.
Burberry e Topman, duas marcas que usam e abusam do estilo Buttoned-up.
As dicas estão aí! Mas a verdade é que as tendências devem inspirar, mas não ditar o seu estilo! Homens simpáticos inteligentes e cheirosos são os que mais fazem sucesso! Claro, que na hora de se vestir vale o bom senso também, não é? Por isso, escolha seu estilo e boa balada!