Paraíso localizado na Ásia oferece uma diversidade cultural e ambiental bem perto da Índia
Ao sudoeste da Índia, banhado pelo Oceano Índico, o Sri Lanka poderia viver escondido, a sombra do país asiático emergente, mas ele tem qualidades que o tiram dessa posição e o colocam no mapa do turismo. Belas praias e paisagens, exotismo cultural e diversidade religiosa são os atrativos que fazem da ilha um destino muito procurado. Apesar de ser um país modesto em relação ao tamanho, o Sri Lanka requer atenção ao ser conhecido. Mas tem quatro cidades do país que devem ser conhecidas e dentro de uma semana!
Colombo
Localizada na costa oeste e fundada por portugueses, a cidade tem largas avenidas e uma veia histórica. Os visitantes se encantam pela limpeza e organização, bem diferente da Delhi, cuja desorganização é conhecida mundialmente. O Museu Nacional vale a visita. Na hora do almoço, uma boa dica é o SSC – Sinhalese Sports Club, aberto a turistas com preços acessíveis.
A Praça da Independência também é um ponto turístico a ser visitado. E para finalizar o dia, vá ao Odel, mistura de shopping com lojas de departamento. Experimente e caso goste, compre as caixinhas de chá Dilmah, produzidos em larga escala no país.
Kandy
Ex-capital e segunda maior cidade do país, a principal característica da cidade é o seu lado religioso. O budismo é a religião oficial do Sri Lanka e Kandy possui um dos tempos mais requisitados do mundo por adeptos da religião: o Sacred Temple of Tooth Relic. Fica no coração da cidade e é visitado por pessoas de diferentes nacionalidades. Na década de 80, foi declarado pela Unesco como patrimônio da humanidade.
Kataragama
Outra cidade que tem a religião presente no seu dia a dia. É bastante procurada por cingaleses e nem tanto por estrangeiros. Tem incontáveis templos budistas e hinduístas e a cidade faz uma conexão amigável entre as duas religiões. Kataragama é o nome de uma divindade indígena do Sri Lanka, para quem reza em momentos de crise pessoal ou para ter êxito em negócios.
Matara
Depois um passeio religioso, a cidade de Matara encanta pelo encontro da mata virgem com o mar. É um paraíso quase intocado, com coqueiros, água quente e translucida, comércio modesto e nada ambicioso trazem o ar rústico ao local. É o local que foi feito para ser apreciado sem pressa, sem olhar para o relógio a cada instante.
O país foi colonizado parcialmente por Portugal e com isso algumas palavras do idioma oficial são em português, como bêbado, janela, sapato, sabão, camisa, mesa armário e forno. É um bom local para conhecer um cultura diferente e mesmo assim encontrar semelhanças.
Fotos: Reprodução