Dica para quem curte fotografia! No dia 09 junho, o Museu da Fotografia Fortaleza traz Luiz Santos para falar sobre os processos e caminhos que resultam em projetos de educação com fotografia em lugares periféricos de grandes cidades. O fotógrafo e educador, que tem um vasto trabalho sobre grupos considerados “invisíveis”, vai debater temas relacionados a estas pessoas. Além disso, o público irá conhecer algumas intervenções realizadas Brasil afora com estes grupos. A fala aberta com Luiz Santos acontece a partir de 14h, no auditório do MFF, com participação gratuita. Os interessados só precisam se inscrever no site sympla.com.br.
Sobre Luiz Santos
Fotógrafo e artista visual, educador, editor e inventor. Realiza trabalhos com educação pela arte junto a populações menos favorecidas. Realizou trabalhos colaborativos nos últimos doze anos: o primeiro, com um fotógrafo lambe-lambe conhecido por Tonho Ceará; e o segundo, com o Mestre Julio (Julio Santos), famoso artista fotopintor cearense. Ambas as incursões foram reconhecidas e premiadas em editais nacionais, e as obras expostas em algumas capitais do Brasil, assim como na China. Também realiza trabalho com saúde mental, há mais de 20 anos. Idealizou e coordenou projetos no Hospital da Tamarineira (Recife), quando havia o CAT – Centro de Atividades Terapêuticas. Entre 2012 e 2014, colaborou com o Hotel da Loucura, projeto idealizado pelo médico e ator Vitor Pordeus, no Instituto Nise da Silveira, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Palestra Luiz Santos
Dia 09/06 (sábado), às 14h
Museu da Fotografia Fortaleza(Rua Frederico Borges, 545 | Varjota | Fortaleza – CE)
Inscrições: gratuitas, no site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661